A vegetação de transição pode ser apresentada como uma vegetação que é heterogênea, sendo composta por uma variedade de ecossistemas presentes nessa dita região.
hectares
3 milhões
Pantaneiro é o habitante tradicional do ecossistema Pantanal. Os pantaneiros tradicionais vivem com as condições oferecidas pela própria natureza, adaptando-se aos períodos das chuvas, que alagam a região por um longo tempo.
Com uma extensão de 210.
Homem e mulheres que vivem no Pantanal respeitam a natureza e suas adversidades. Conhecem o movimento das secas e das enchentes, que são responsáveis pela vida na região. Os rebanhos viviam de acordo com o movimento das águas.
O Pantanal é lar de algumas etnias indígenas ainda presentes, como os Kadiwéus, Guaranis Kaiowá, Guaranis Ñandeva, Bororo Orientais, Guapós e Terenas entre outros. Também foi lar de muitas outras já extintas, como os Paiaguás e Guaikurus.
Os primeiros habitantes da região do Pantanal foram os povos indígenas Xaraés, que deram origem ao primeiro nome do lugar: Mar dos Xaraés. Eles se concentravam nas nascentes do Rio Paraguai e, segundo informações, eram possuidores de muito ouro e prata.
Nessa categoria se enquadram quilombolas, povos indígenas, agricultores familiares e comunidades tradicionais, como gerazeiros, extrativistas, ribeirinhos, quebradeiras de coco e caipiras, entre outros.
A origem do Pantanal não é, como se pensava, resultado da separação do oceano há milhões de anos. ... A área alagada do pantanal se deve a lentidão de drenagem das águas que fluem lentamente, pela região do médio Paraguai, num local chamado de Fecho dos Morros do Sul.