EQST

Qual A Diferença De Decente E Descente?

Qual a diferença de decente e descente?

Decente está relacionado àquilo que é moralmente correto, digno ou em conformidade com alguma coisa ou fato. Já descente faz referência ao agente da ação, àquilo ou alguém que desce de patamar ou para um local proporcionalmente mais baixo.

O que é docente e não docente?

Docente significa a pessoa que dá aula, o professor, seja em universidades, colégios, cursos técnicos etc. ... Docente é mais utilizado para designar professores pós-graduados, mestres ou doutores por uma Universidade, e que podem ou não pertencer ao quadro de docentes da mesma.

O que é corpo docente e discente?

"Discente" (com i), significa "relativo a alunos", "que aprende". "Docente" (com o), significa "relativo a professores", "que ensina". ...

O que é a identidade docente?

A identidade profissional docente se constitui como uma interação entre a pessoa e suas experiências individuais e profissionais. ... E existem algumas características ou constantes da identidade profissional docente que se repetem e que são, geralmente, independentes do contexto social ou cultural.

Como se constitui a identidade do professor?

A identidade do professor pode ser compreendida como particular e ao mesmo tempo distinta: é constituída pela identidade pessoal e profissional, sendo definida pelo equilíbrio entre as características pessoais e profissionais.

Como se constrói a identidade docente?

Para Pimenta (1996) a identidade docente se constrói pelo significado que cada professor dá para a sua profissão, enquanto autor e ator, conferindo à atividade docente, no seu cotidiano, a partir de seus valores, de seu modo de situar-se no mundo, de sua história de vida, de suas representações, de seus saberes, de ...

Como se constrói a identidade do professor?

De acordo com Pimenta e Anastasiou (2002) a identidade profissional se constrói com base na significação social da profissão; na revisão constante dos significados sociais da profissão; na revisão das tradições. Mas também com base na reafirmação de práticas consagradas culturalmente que permanecem significativas.

Como é a construção da identidade do professor de Educação Física na contemporaneidade?

A construção da identidade profissional docente passa por dificuldades relevantes em sua constituição, seja em relação às dificuldades impostas pelo novo contexto educacional e social da contemporaneidade, seja pelo legado histórico da profissão.

Como a identidade do professor deve ser vista por cada profissional da educação?

Ao professor dominar os saberes e os ter como base de sua prática pedagógica na escola ele vai construindo a sua identidade como docente. A identidade do professor é caracterizada pela forma como o docente se percebe, como é visto por seus pares e pela sociedade (MARCELO GARCIA, 2009).

Qual a importância da formação de professores?

Uma formação de professores adequada serve como alicerce para construir escolas, cidadãos e profissionais mais competentes, éticos e humanos. Nas palavras do educador Moacir Gadotti, “a educação é um lugar onde toda a nossa sociedade se interroga a respeito dela mesma – ela se debate e se busca”.

Qual é a importância da formação?

Quando se refere à formação continuada, são enfatizados os seguintes aspectos do profissional: a formação, a profissão, a avaliação e as competências que cabem ao profissional. O educador que está sempre em busca de uma formação contínua, bem como a evolução de suas competências tende a ampliar o seu campo de trabalho.

O que é a formação inicial de professores?

Constitui as ações docentes, permeando o processo de ensino aprendizagem, apontando para uma formação dotada de conhecimentos e competências específicas que o diferenciam de outros profissionais, tendo à docência como base de sua formação (Brzezinski 2002).

O que é a formação inicial?

Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ou Qualificação Profissional. A formação inicial e continuada (FIC) ou qualificação profissional são organizados para preparar para a vida produtiva e social, promovendo a inserção e reinserção de jovens e trabalhadores no mundo do trabalho.

O que é formação docente inicial e continuada?

A formação docente seja ela inicial ou continuada deve oportunizar seminários, reuniões de estudos, debates, congressos, assim como um trabalho pedagógico que auxilie especialmente os professores de forma que sua formação contribua e acrescente permanentemente para a melhoria da qualidade das aulas e consequentemente ...

Qual o papel do currículo para a formação inicial do docente?

O currículo deve possibilitar no processo de formação de professores, perspec- tivas de reflexão, indicando uma construção de conceitos numa condição emanci- patória, sustentada na interação do papel fundamental do professor formador e em formação, onde a práxis se constrói na dinâmica entre o atuar e o refletir, entre ...

O que é currículo da formação docente?

Currículo é uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que esta construção se efetive; a transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los, portanto, produção, transmissão e assimilação são ou seja, o currículo propriamente dito (VEIGA,2002, p7).

Qual o problema de vincular o currículo a diferentes ideologias?

Resposta: Cada período histórico é marcado por fatores econômicos, sociais, políticos. Esses fatores influenciam direta ou indiretamente no currículo, uma vez que estes expressa os interesses e as ideologias dos grupos que o formulam, refletindo no trabalho docente e, consequentemente, na formação dos educandos.

O que o currículo da escola?

O Currículo educativo representa a composição dos conhecimentos e valores que caracterizam um processo social. Ele é proposto pelo trabalho pedagógico nas escolas. ... Nesse sentido, a educação e currículo são vistos intimamente envolvidos com o processo cultural, como construção de identidades locais e nacionais.

Como deve ser organizado o currículo de uma escola?

  1. 5 aspectos para se considerar na montagem de um currículo escolarTempo de leitura estimado: 6 min. 7 de março de 2018. ...
  2. Analise as novas práticas escolares. ...
  3. Leve em conta as necessidades dos alunos. ...
  4. Introduza a tecnologia no ensino. ...
  5. Defina padrões. ...
  6. Avalie o desempenho atual e estabeleça metas.

Porque o currículo é importante dentro da escola?

Qual é a importância do currículo escolar Ele é de extrema importância no processo de aprendizado, pois norteia o trabalho dos educadores. ... É um instrumento de ligação entre a escola, a cultura e a sociedade, e deve acompanhar as transformações do mundo, sendo constantemente atualizado.

Qual é o papel do currículo para o sucesso escolar?

O currículo representa a caminhada que o sujeito irá fazer ao longo de sua vida escolar, tanto em relação aos conteúdos apropriados, quanto ás atividades realizadas sob a sistematização da escola. ... No contexto escolar, o currículo deve ter uma função formativa, educativa, social e cultural.

Qual é a importância do currículo na educação infantil?

Um dos pilares do currículo escolar infantil é proporcionar o autoconhecimento à criança, criando condições para a construção da sua identidade pessoal e cultural, a fim de formar uma imagem de si mesma e dos grupos aos quais pertence nas interações e brincadeiras vivenciadas na escola.

Qual a importância de selecionar e organizar os conteúdos curriculares?

A importância de organizar e selecionar os conteúdos é indiscutível. Alguns educadores acreditam que a organização do conteúdo se constitui numa só unidade, em que teoria e prática se fundem. Ou seja, no fazer gera-se o saber. Outros procuram redefinir os conteúdos a partir de um determinado ponto de vista da classe.

Quais os aspectos que influenciam na concepção de currículo?

A concepção de currículo inclui, portanto, desde os aspectos básicos que envolvem os fundamentos filosóficos e sociopolíticos da educação até os marcos teóricos e referenciais técnicos e tecnológicos que a concretizam na sala de aula. Relaciona princípios e operacionalização, teoria e prática, planejamento e ação.