Comando numérico computadorizado, controle numérico computadorizado ou controlo numérico computorizado (sigla CNC, do inglês Computer Numeric Control) é um sistema que permite o controle de máquinas, sendo utilizado principalmente em tornos e centros de usinagem.
A programação CNC (Programação de Controle Numérico por Computador) é utilizada pelos fabricantes para criar instruções de programa para computadores que controlam uma máquina-ferramenta. A CNC está altamente envolvida no processo de manufatura e melhora a automação e a flexibilidade.
O comando dos movimentos das ferramentas na usinagem de uma peça são realizados com o auxilio do sistema de coordenadas. ... Este ponto é usado para definir a origem do sistema de coordenadas da máquina.
MODO DE EXECUÇÃO CONTÍNUA Neste modo de execução a máquina executa as operaçõesautomaticamente e continuamente, logo após ter sido pressionado o botão departida da máquina (START). O programa CNC controla a máquina, somenteparando em instruções específicas do programa ou em caso de interrupção doprograma pelo operador.
Logo, a interpolação circular é o movimento de trabalho da ferramenta sob o material. ... São parâmetros de movimentos estabelecidos sob os eixos cartesianos (X, Y e Z), a partir da especificação de pontos iniciais, intermediários e finais, que visam guiar os movimentos de trabalho da ferramenta.
Ele é o ponto zero para o sistema de coordenadas da máquina e o ponto inicial para todos os demais sistemas de coordenadas e pontos de referência. ... A geometria da peça é transmitida ao comando com auxílio de um sistema de coordenadas cartesianas, conforme o tipo de torre.
A programação CNC, do ponto de vista restrito, significa a preparação dos dados de entrada através de fita perfurada ou disco magnético para que o comando executando o programa movimente ferramentas e outros dispositivos da máquina para produzir a peça.
Durante a usinagem de peças nas máquinas operatrizes são realizados movimentos de peças, ferramentas e carros. O sistema de transmissão muito usado para este movimento é o sistema de fuso e porca.
FUNÇÃO MODAL: é aquela que, depois de memorizada, somente será cancelada com a memorização de outra função que a cancela.
As funções auxiliadoras chamadas funções miscelâneas, também conhecidas como códigos M, são o grupo de funções que fazem o intermédio entre o usuário e os hardwares da máquina através da interação com o ladder desenvolvido pelo fabricante da própria máquina.
A maior diferença entre a máquina CN e a CNC é que as primeiras não são providas de memória, só lendo os comandos e executando as ações sem alterações possíveis nos programas na hora da produção. Já as CNC possuem memórias e permitem alterações ampliando as funções das atividades dos equipamentos (MCNC, 2018).
FUNÇÃO MODAL: é aquela que, depois de memorizada, somente será cancelada com a memorização de outra função que a cancela. ... FUNÇÃO NÃO-MODAL: é aquela que tem validade somente no bloco programado.
As coordenadas absolutas são as mais empregadas e referem-se a um ponto de referência (ponto zero) e são relacionadas com as cotas da peça a ser torneada.
Dessa forma, o Torno CNC é uma peça altamente aplicável em vários setores e procedimentos importantes, de forma a otimizar a produção e tornar algumas etapas possíveis....Acessórios
Comando numérico computadorizado, controle numérico computadorizado ou controlo numérico computorizado (sigla CNC, do inglês Computer Numeric Control) é um sistema que permite o controle de máquinas, sendo utilizado principalmente em tornos e centros de usinagem.
Caracterização Geral. CNC é a sigla de Controle Numérico Computadorizado, ou Comando Numérico Computadorizado. É uma evolução do termo NC, que significa apenas Comando Numérico. Como o próprio nome diz, refere-se ao controle de máquinas ferramentas programáveis por computador.
Controle Numérico Direto (em inglês: Direct Numerical Control - DNC ) é um sistema aplicado na transmissão de dados entre um computador e uma ou mais máquinas dotadas de CNC, garantindo assim maior produtividade e menor risco de perda de dados, evitando perda de tempo por parte do operador pela dispensável digitação do ...
Ferramentas fabricadas com esse material são empregadas em usinagem de madeiras, nylon e materiais com um teor de carbono inferior a sua composição.
O quebra cavaco (alteraçao na face da ferramenta) é usado principalmente para reduzir o tamanho de cavacos longos, com o objetivo de: Evitar o "enrolamento" do cavaco na ferramenta; Diminuir o tempo de contato do cavaco com a ferramenta e, com isso, reduzir a tranferência de calor.
A aplicação do quebra-cavaco tem como principal objetivo a fratura periódica do cavaco. Porém, com a ampla gama de insertos disponíveis no mercado é difícil aplicá-los de maneira eficiente segundo as condições de corte utilizadas e o material usinado.
A usinagem pode produzir 3 tipos de cavaco, sendo eles:
A aresta postiça é formada pelo material da peça que está sendo usinada que se adere a aresta de corte. É muito comum em materiais extremamente dúcteis, como as ligas de alumínio e aços inoxidáveis, e pode causar a quebra prematura da ferramenta.