O modo mais simples de se estudar espectros eletrônicos é utilizando-se o modelo da partícula (elétron) "livre" confinada, sujeita a determinadas condições de contorno e potencial nulo. A transição eletrônica é descrita pela diferença entre os valores das energias quantizadas de dois estados quaisquer.
Verificado por especialistas. Para o cálculo de energia, utilizamos o modelo do átomo de Bohr para o átomo de hidrogênio. Quando o elétron passa de um nível menor para maior, ele absorve energia, quando passa de um nível maior para menor, ele emite energia.
Resposta. Há absorção de energia pois quanto mais externa é a órbita maior energia deve ter o eletron para vencer a força nuclear da atração e se distanciar mais do núcleo.
Fótons são produzidos por átomos quando um elétron de valência move-se de um orbital para outro orbital com (menos ou mais) energia negativa. Fótons também podem ser emitidos por um núcleo instável quando este decai por algum tipo de decaimento nuclear.
Explique. (a) Cada quadrícula representa um orbital; (b) O spin do elétron é representado pelo sentido das semiflechas; (c) Não. Em Be, não há elétrons nos subníveis que têm orbitais degenerados, de forma que a regra de Hund não é usada.
2 elétrons
N → 4 subníveis (s, p, d e f), 16 orbitais. P → 3 subníveis (s, p e d), 9 orbitais.