Cotidianamente, denomina-se "floresta" qualquer vegetação que apresente predominância de indivíduos lenhosos, onde as copas das árvores se tocam formando um dossel. Sinônimos populares para florestas são: mata, mato, bosque, capoeira, selva.
A nomenclatura Floresta Ombrófila “Mista”, é pelo fato de haver associação entre coníferas e folhosas. Há três espécies de coníferas nativas do Brasil, que são: Araucaria angustifolia (pinheiro-do-Paraná), Podocarpus lambertii (pinho-bravo) e Podocarpus sellowii (pinho-bravo).
Os tipos de floresta variam de acordo com as condições de umidade e temperatura de cada região do planeta. São divididas em: Florestas Tropicais, Equatoriais, Boreais, Temperadas e Savanas.
As florestas brasileiras naturais são distribuídas em 6 biomas:
Floresta Pluvial Tropical: São encontradas em lugares de clima quente e úmido. Floresta Temperada: São encontradas em regiões frias, e as vegetações sofrem influência do clima. Savanas: Possuem clima seco, e com presença de queimadas. Suas principais vegetações são herbáceas e arbustos.
Os biomas brasileiros representam áreas de grande extensão que são constituídas por um complexo conjunto de ecossistemas, apresentando características semelhantes como vegetação, fauna, solo, clima. Essas características variam conforme a localização geográfica dessas regiões.
Os principais são: a floresta amazônica no norte, a mata dos cocais no meio-norte, a mata atlântica desde o nordeste até o sul, a mata das araucárias (mata dos pinhais) no sul, a caatinga no nordeste, o cerrado no centro, o pantanal no sudoeste, os campos no extremo sul com manchas esparsas em alguns estados do país e ...
Há cinco grandes regiões florestais tropicais do mundo: América Central, a Bacia Amazônica, África, Sul da Ásia e Austrália.
As florestas tropicais são biomas com maior produtividade e variedade de espécies do planeta. Elas também são chamadas de floresta pluvial tropical ou floresta úmida em virtude do elevado índice pluviométrico das regiões onde se encontram.
A floresta tropical – também chamada de floresta pluvial tropical ou floresta úmida – é um tipo de domínio fitogeográfico caracterizado por receber uma grande quantidade de chuvas e apresentar elevados índices de biodiversidade e de evapotranspiração.
A principal floresta tropical brasileiro é a Floresta Amazônica e a Mata Atlântica,Como consequência, o desmatamento provoca diversos fatores negativos, entre eles alterações climáticas, perda da biodiversidade e até a desertificação, como vem ocorrendo com o sertão nordestino.
A vegetação das florestas temperadas é variada, existindo desde as coníferas a árvores com folhas largas caducas. Embora predominem as árvores, existem também arbustos e plantas herbáceas. A cobertura vegetal pode apresentar até quatro estratos, abrangendo desde grandes árvores até plantas rasteiras.
Por que as florestas tropicais estão sendo destruídas? O homem é a principal causa do desmatamento ou destruição das florestas tropicais. Os humanos estão cortando as floretas tropicais por muitas razões, incluindo: madeira para uso próprio (móveis, construção de casas, etc.)
O Clima Equatorial denominado também como clima de floresta tropical é especialmente quente e úmido, e se define pela alta temperatura média do ar, que gira em torno de 24°C e 28°C, com uma média mensal superior a 18°C por causa da grande pluviosidade.
Altíssima umidade e temperaturas elevadas o ano todo são características de um clima típico das baixas latitudes: o clima equatorial. O clima equatorial é encontrado nas regiões de baixas latitudes, isto é, como o próprio nome indica, nas proximidades do paralelo do Equador.
Características do Clima Equatorial Temperatura média anual em torno de 26°C, com pouca variação; Umidade relativa do ar é elevada, (média anual de 90%); Úmido, com alto índice de evaporação e altas temperaturas por todo o ano; ... No inverno, as temperaturas podem chegar a 18°C durante a noite.
Pluviosidade – a característica principal do clima mediterrâneo é a presença de duas estações do ano bem definidas: um verão quente e seco e um inverno com temperaturas mais baixas e maior presença de chuvas.
Clima Tropical: tem como principal característica a temperatura em todos os meses do ano que é superior a 18 ºC. ... Clima Mediterrâneo: é um tipo de clima temperado e que tem uma estação seca na época do verão. No verão as temperaturas podem chegar a 30 ºC e no inverno pode chegar a 0 ºC.
O clima mediterrâneo ocorre ao norte e sul da África e sul da Europa. ... Esse clima sofre as influências do mar, tendo um verão quente e seco e invernos com temperaturas amenas e a ocorrência chuvas, que ocorrem por volta de três a quatro meses, mas que possui uma pluviosidade baixa, por volta de 500 mm anuais.
O clima desértico é encontrado em regiões muito áridas, com baixíssima ou nula pluviosidade e amplitude térmica diária elevada. O clima desértico é encontrado em extensas áreas do planeta Terra. É marcado pela baixa umidade, elevada amplitude térmica e temperaturas elevadíssimas durante o dia.
adjetivo Que se refere ao deserto, região árida, seca, de vegetação inexistente ou escassa, com chuvas raras e irregulares: clima desértico. Que se assemelha ao deserto; diz-se daquilo que tem propriedades semelhantes às do deserto: terreno desértico. ... Etimologia (origem da palavra desértico).
O clima desértico caracteriza-se pela aridez (escassez de água), com baixas precipitações, havendo pouca ou nenhuma vegetação. Em áreas desertas formam-se vários tipos de vegetais: plantas rasteiras (estepes); arbustos espinhosos, quase sem folhas; e cactos. Essas espécies, em conjunto, recebem o nome de xerófilas.
O clima desértico é encontrado nas regiões de maior incidência de radiação solar: a faixa intertropical. Circundando o globo terrestre, encontramos o clima desértico nos continentes: África - Na porção norte, está o grande deserto do Saara.