A Escola Cognitiva • A escola cognitiva busca estudar a origem das estratégias desenvolvidas pelas mentes dos próprios estrategistas e o modo como estes processam informações para tomar decisões, através da psicologia cognitiva.
As escolas descritivas direcionam sua análise para o modo como as estratégias são formuladas , centrando suas observações e explicações nos diversos fenômenos que podem criar as estratégias empresariais.
As premissas da Escola Cognitiva são: As estratégias emergem como perspectivas, na forma de conceitos, mapas, esquemas, que dão forma à maneira pela qual as pessoas lidam com as informações vindas do ambiente; Estas informações fluem através de filtros, antes de serem decodificadas pelas mapas cognitivos.
Sempre abrir. A Teoria cognitiva surgiu nos Estados Unidos entre as décadas de 1950 e 1960 como uma forma de crítica ao Comportamentalismo, que postulava, em linhas gerais, a aprendizagem como resultado do condicionamento de indivíduos quando expostos a uma situação de estímulo e resposta.
A Escola de Design (ou Concepção) acredita na formação da estratégia empresarial como sendo um entendimento essencial entre as forças e fraquezas internas da empresa com as ameaças e oportunidades do ambiente externo à ela.
Ulrich Neisser
Bom, a cognição é o ato que consiste em processar as informações. ... Dentro do processo de aprendizagem ocorre o conhecemos por desenvolvimento cognitivo, que pode ser definido como o aprimoramento dessas habilidades, cuja evolução constante tende a propiciar uma vida de autonomia ao indivíduo.
Segundo Campos (1998, p. 53) "a aprendizagem cognitiva é aquela cujo processamento, predomina os elementos da natureza intelectual, tais como a percepção, raciocínio e memória, etc.
O desenvolvimento cognitivo favorece os processos mentais e a aquisição de diversos conhecimentos sobre o mundo. Por isso, quando a criança é estimulada do modo correto, ela também tem um aumento expressivo da sua imaginação e da criatividade.
O psicólogo norte americano Leon Festinger, constatou em 1957, que dissonância cognitiva refere-se à contradição entre a maneira como o indivíduo se comporta e a maneira como ele pensa, ou seja, é o resultado emocional proveniente de uma ação em que duas crenças distintas se chocam.
1. Simultaneidade ou sucessão de dois ou mais sons desarmoniosos. 2. Desproporção desagradável.