Podem ser sinoviais, fibrosas ou cartilagíneas. A coluna vertebral é um exemplo de articulação semi-móvel. O crânio é um exemplo de articulação imóvel. O joelho é um exemplo de articulação móvel.
Articulações sinoviais são as mais encontradas no corpo Segundo a reumatologista Licia Mota, o papel dessas articulações é articular os ossos. “São aquelas em que a superfície óssea é recoberta por uma cartilagem articular e que são unidas por ligamentos e revestidas por uma membrana chamada membrana sinovial.
Segundo Tirapelli, as articulações sinoviais são as mais comuns no corpo humano e estão localizadas principalmente nos membros superiores, como, por exemplo, as articulações dos ombros e dos cotovelos, e nos inferiores, como as articulações dos quadris e dos joelhos.
São eles os seguintes:
Componentes da articulação temporomandibular
Tem a função de absorver os impactos da movimentação da mandíbula. ... Sua face superior é côncavo-convexo para se adaptar à forma da fossa mandibular e a eminência articular. Sua face inferior, em contato com o côndilo, é côncava.
A parte óssea é constituída pela fossa mandibular que faz parte do osso temporal que aloja o côndilo mandibular, realizando a articulação entre o crânio (parte fixa da articulação) e a mandíbula (parte móvel da articulação).
Resumo: A eminência articular pneumatizada (EAP) é caracterizada pela presença de células acessórias de ar que ocorrem em vários locais, e pode ser limitada ao teto da fossa da articulação temporomandibular (ATM) e em outros casos se estendem para a base do arco zigomático e eminência articular do osso temporal.
Tem a função de lubrificar as articulações sinoviais, permitindo seu movimento suave e indolor (nas articulações imóveis, como as suturas cranianas, não existe o líquido sinovial). ... Fornece nutrientes para as cartilagens e atua como lubrificante das faces articulares móveis.
no lado temporal, a superfície articular é a fossa mandibular, depressão côncava na porção escamosa do osso temporal; no lado mandibular, a articulação se dá pelo côndilo da mandíbula.
O maxilar inferior (também conhecido como mandíbula) é um importante osso que molda a face, mantém os dentes inferiores em posição e é usado para mover a boca, para falar e mastigar a comida.
Para classificar funcionalmente uma articulação vai depender do movimento em torno de um ou mais eixos. As articulações podem ser classificadas, em mono axial, bi axial e tri axial.
A ATM, classificada como a articulação mais complexa do organismo humano, pode ser acometida pelas mesmas doenças e disfunções que afetam outras articulações do sistema músculo-esquelético, como os deslocamentos de disco, doenças articulares degenerativas (osteoartrite), artrites inflamatórias e sinovites (Maciel & ...
Articulação Temporomandibular É uma sinovial condilar que combina gínglimo e plana. Ocorre entre a cavidade glenóide do osso temporal e côndilo da mandíbula sendo interpostos por um menisco interarticular.
O movimento de rotação da mandíbula pode ocorrer nos planos horizontal, frontal (vertical) e sagital. O movimento mandibular em torno do eixo horizontal pode ocorrer na abertura e no fechamento da boca. ... Este movimento raramente ocorre durante o funcionamento normal.
O dentista completa: “Muitas atividades diárias podem prejudicar a DTM, exemplos básicos seriam: roer unhas ou posicionar erradamente a cabeça ou pescoço podem acabar eventualmente agravando esse quadro", comenta. Além disso, os incômodos na mandíbula podem significar uma intensa dor de dente.
Os remédios podem ser indicados pelo médico ou dentista, e costumam ser analgésicos e anti-inflamatórios, como Dipirona ou Ibuprofeno, para aliviar crises de dor. Nestes períodos, o uso de um relaxante muscular, como Ciclobenzaprina, também pode ser recomendado, para diminuir a tensão na musculatura.