substantivo masculino Aquele que subloca cômodos, geralmente mobiliados.
verbo transitivo direto Alugar a terceiro um imóvel também alugado, falando da pessoa que alugou uma casa, apartamento etc. e decide alugar esse imóvel a outra pessoa; subalugar: sublocar uma casa, um carro. Etimologia (origem da palavra sublocar). Sub + locar, do latim locare “alugar, arrendar”.
A sublocação ocorre quando o inquilino aluga o imóvel para outra pessoa. O sublocatário passa a ser responsável por despesas de moradia (aluguel, condomínio, taxas, etc) e também pela preservação do imóvel. ... No entanto, é extremamente importante que o dono do imóvel esteja ciente sobre a sublocação.
A sublocação se caracteriza quando um imóvel alugado pelo locatário é ocupado por outra pessoa, que passa a pagar parte ou totalidade dos encargos da moradia. Essa prática geralmente acontece quando quem está alugando o imóvel não o utilizará por razões diversas, mas, ainda assim, não quer romper contrato.
A sublocação de imóvel ocorre quando o locatário subloca para um terceiro o imóvel ou parte dele. Em suma, o proprietário do imóvel aluga para o inquilino. Este, por sua vez, subloca para um terceiro. Parte do imóvel ou todo o imóvel.
Pode ser locador o simples possuidor (posseiro) Pelo contrato de locação, transfere, ao locatário, a posse direta. Assim, todo aquele que tem a posse direta pode ser locador.