Os bastonetes Gram positivos irregulares (BGPIs) compõem um grupo de espécies bacterianas com ampla diversidade fenotípica e que podem estar presente no meio ambiente, na microbiota humana e de animais. A identificação acurada de BGPIs em nível de gênero e espécie empregando métodos bioquímicos conv...
Infecções por bacilos Gram-Positivos Algumas bactérias Gram-positivas (por exemplo certos estreptococos) podem penetrar profundamente no tecido, enquanto outras causam danos através da produção de substâncias extremamente tóxicas (por exemplo as toxinas produzidas por Clostridium botulinum).
TRATAMENTO : a droga de escolha é o Metronidazol na dose de 500 mg 12/12 horas/7 dias, ou 2 gramas em dose única. Pode ser utilizada a Clindamicina em forma de creme vaginal a 2%, durante 7 dias, ou o próprio Metronidazol intravaginal.
Geralmente, o tratamento dura cerca de 7 dias, para o caso do antibiótico em comprimidos, ou 5 dias para os cremes. Durante esse tempo deve-se manter uma adequada higiene íntima, lavando somente a região genital externa com sabonete neutro ou apropriado para a região.
Prurido (coceira) pode ocorrer, mas com menor frequência. Quando não tratada, a gardnerella pode desencadear em salpingite, endometrite, ruptura prematura de membranas, parto prematuro ou mesmo infertilidade. Homens podem ter inflamações na uretra, prepúcio e glande.
A Gardnerella vaginalis é uma bactéria que faz parte da flora normal, principalmente das mulheres sexualmente ativas. Ela encontra-se entre os grupos causadores das vaginoses bacterianas.
Essa inflamação pode ser causada por outras doenças sexualmente transmissíveis, como gonorreia, herpes, clamídia e infecções bacterianas. Outra causa possível para a Cervicite é a sensibilidade causada por determinados produtos químicos, como os dos espermicidas das camisinhas e até mesmo dos tampões vaginais.