Os atos reflexos são respostas rápidas e involuntárias que ajudam a proteger nosso corpo. Imagine que você está costurando uma roupa.
Os atos reflexos são respostas involuntárias, comandadas pelo SNC, a determinados estímulos recebidos pelo organismo. ... Os receptores sensoriais existentes no tendão patelar captam o estímulo e o converte em impulso nervoso.
Este reflexo é caracterizado pela retirada de um membro do corpo frente a estímulos como dor, picada e calor. Um exemplo é quando encostamos a mão no fogo: não precisamos ver ou mesmo sentir a dor para que a resposta reflexa seja desencadeada e nossa mão seja retirada (reflexo flexor Page 3 ou de retirada).
Num ato reflexo estão envolvidas estruturas como órgãos receptores, nervos sensoriais ou sensitivos, nervos motores e órgãos efetores.
Na realidade temos uma função conjunta do sistema nervoso,porém,a medula espinhal é a grande responsável por esse estimulo rápido. Ela atua como uma estação retransmissora para o encéfalo, e nela possuimos os nervos sensitimos e motores no qual dão agilidade no processo do reflexo.
Existem 2 tipos de reflexo miotático: o reflexo miotático de estiramento e o reflexo miotático inverso. ... O arco reflexo do reflexo miotático de estiramento é composto por uma fibra aferente do tipo Ia que provem do fuso muscular. Na medula espinhal a fibra se ramifica e atinge a substância cinzenta medular.
Significado de Reflexo adjetivo Que se faz por meio de reflexão; refletido. Que não age diretamente; que se realiza indiretamente: influência reflexa. substantivo masculino Efeito da reflexão da luz, da cor de um corpo em outro.
Reação involuntária a um estímulo: 4 automático, inconsciente, involuntário, maquinal, mecânico, reação, resposta. Reprodução: 5 cópia, espelho, imagem, imitação, representação, reprodução, retrato.
Entretanto, no campo da psicologia, o reflexo não condiz àquilo que o indivíduo fez, mas a relação entre o que fez e o que ocorreu antes dele fazer. "Reflexo, portanto, é uma relação entre estímulo e resposta, é um tipo de interação entre um organismo e seu ambiente". ... Neste conjunto falamos do reflexo.
De forma mais específica, os Reflexos Inatos são classificados como características da espécie, explicados por sua própria filogenia (MOREIRA & MEDEIROS, 2007, p. 29). Os reflexos são observados através da interação organismo-ambiente, contudo, essas relações ocorrem mesmo que o organismo não a perceba ou compreenda.
Leis (ou propriedades) do reflexo Lei da intensidade-magnitude: A lei da intensidade-magnitude estabelece que a intensidade do estimulo é uma medida diretamente proporcional à magnitude da resposta, ou seja, em um reflexo, quanto maior a intensidade do estímulo, maior será a magnitude da resposta.
A análise dos Comportamentos Reflexos deve levar em conta, ainda, três princípios listados por Moreira e Medeiros (2007) e explicados abaixo:
Lei do limiar. A lei do limiar estabelece que, para todo reflexo, é necessária uma intensida- de mínima do estímulo para que a resposta seja eliciada. Um choque elétrico é um estímulo que elicia a resposta de contração muscular.
Um reflexo é forte quando a resposta tem latência curta, magnitude ampla e dura- ção longa. Inversamente, um reflexo é fraco quando, diante de um estímulo de grande intensidade, a resposta tem latência longa, magnitude pequena e duração curta (Cata- nia, 1999).
O Comportamento Respondente é um tipo de interação em que a resposta é emanada imediatamente após a apresentação do estímulo. É marcado por respostas desencadeadas por eventos que imediatamente as precedem (o estímulo eliciador) e relacionado com o Sistema nervoso periférico (ou autônomo). ...
Exemplo de condicionamento operante no dia a dia: É muito barulhento lá fora, assim você liga a televisão para mascarar o ruído. Ligar o rádio diminuiu o ruído desagradável. Exemplo de condicionamento operante na escola: Um professor isenta o aluno da prova final, se ele têm um comportamento adequado.
No comportamento operante (de Skinner), o ambiente é modificado e produz conseqüências que agem de novo sobre ele, alterando a probabilidade de ocorrência futura semelhante. O condicionamento operante é um mecanismo de aprendizagem de novo comportamento - um processo que Skinner chamou de modelagem.
Significado de Comportamento substantivo masculino Modo de se comportar, de proceder, de agir diante de algo ou alguém. Conjunto das atitudes específicas de alguém diante de uma situação, tendo em conta seu ambiente, sociedade, sentimentos etc.
O conceito de “Condicionamento Operante” foi criado pelo escritor e psicólogo Burrhus Frederic Skinner. Este refere-se ao procedimento através do qual é modelada uma resposta no organismo através de reforço diferencial e aproximações sucessivas. ... O comportamento operante é modelado a partir de nosso repertório inato.