EQST

Como Trabalhar Com Alunos Com Deficincia Mental?

Como trabalhar com alunos com deficiência mental?

Seguem algumas sugestões de atividades para alunos com deficiência intelectual e o restante da turma:

  1. Vôlei sentado. ...
  2. Jogo de passes. ...
  3. Montar o robô com formas geométricas. ...
  4. Escrever o próprio nome com pregadores. ...
  5. Passe o cordão pelos canudos de macarrão. ...
  6. Canção nos palitos de picolé ...
  7. Memorização de letra e imagem.

Como adaptar atividades para alunos com deficiência intelectual?

Em texto, em foto, verbalmente, em uma canção, em quadrinhos, em cartaz, em fantoches, em atividades ao ar livre, com objetos concretos. Quando vamos adaptar atividades a criatividade não pode ter limites. Mas lembre-se de ser criativo pensando no que faz sentido para o seu aluno, dentro da realidade dele.

O que são atividades adaptadas?

É um programa diversificado de atividades, jogos, esportes e ritmos, adequados aos interesses, capacidades e limitações do aluno com necessidades especiais. ... A atividade motora adaptada é um dos meios que proporciona ao aluno com necessidades especiais condições de aumentar o repertório de movimentos.

Qual o objetivo das atividades adaptadas?

As atividades adaptadas para indivíduos portadores de DV têm como objetivo desenvolver as capacidades motoras ligadas, preferencialmente, à postura, equilíbrio, locomoção e mobilidade, orientação no espaço, e imagem corporal.

Quais os objetivos das atividades adaptadas?

O objetivo da educação física adaptada é dar oportunidade ao portador de necessidades especiais de ter várias opções de esporte e lazer, mostrando o impacto destas atividades na qualidade de vida, nos aspectos físicos, sociais e psicológicos.

Qual o principal objetivo da educação física inclusiva?

A Educação física inclusiva tem como objetivo o desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicomotor não só dos estudantes com deficiência, mas de todos os estudantes. O convívio é um fator fundamental para que esse objetivo seja atingido. ... A pessoa com deficiência não se enquadra nesse perfil. Automaticamente, está fora.

Quais os benefícios do esporte adaptado como fator de inclusão social para os alunos com deficiência?

Agilidade, equilíbrio, força muscular, coordenação motora, resistência física, melhora das condições organo-funcional (aparelhos circulatório, respiratório, digestório, reprodutor e excretor), velocidade, ritmo, possibilidade de acesso à prática do esporte como lazer, reabilitação e competição.

Como a atividade física alcança e incluir pessoas deficientes?

Praticar atividade física com regularidade melhora a qualidade e traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental. Para as pessoas com deficiência, os ganhos são ainda maiores: aprimora a força, o equilíbrio e a agilidade, estimula o convívio externo e previne as enfermidades secundárias à deficiência.

Qual a importância de atitudes que preconizam a inclusão durante as aulas de educação física?

Resposta. Deve colocar seu aluno como prioridade e não o esporte ou a aula em si. ... Assim, o professor pode ser visto como um símbolo de ações positivas levando os alunos a terem uma vivência prazerosa da educação física, com essas atitudes favoráveis a inclusão.

Como podemos propor alternativas de uma aula de educação física inclusiva?

É interessante propor ações que valorizem as habilidades dos alunos com deficiência, utilizar estratégias de reforço positivo e evitar atividades eliminatórias. Alguns cuidados também devem ser observados para não se “adaptar demais”, pois o excesso descaracteriza o exercício e desmotiva os estudantes.

Como a educação física escolar pode colaborar para o desenvolvimento de uma sociedade inclusiva?

Com o desenvolvimento de uma Educação Física inclusiva às pessoas com deficiência, poder-se-ia demonstrar à sociedade que todo cidadão, com ou sem deficiência, é capaz de viver com seus limites, praticando alguma atividade física, sem que as pessoas os olhem com compaixão e evitem qualquer forma de exclusão.

Como incluir alunos com deficiência nas aulas de educação física?

A inclusão escolar é pauta constante de discussão e estudos, mas a tarefa de incluir portadores de deficiência física em nossas aulas, não basta por si só, é necessário fazer a integração e socialização.

O que é inclusão nas aulas de educação física?

A Educação Física Inclusiva traduz-se em “educação física para todos”, cujo principal objetivo é garantir o desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicomotor não só dos estudantes com deficiência, mas de todos os estudantes.

Como a inclusão deve ser desenvolvida?

5) Uso da tecnologia dentro da escola. Os diversos meios tecnológicos dentro ou fora da sala podem auxiliar os procedimentos e atividades de inclusão. Eles incentivam os alunos a dar o seu melhor – já que muitas vezes a tecnologia desperta interesse – e ajudam consideravelmente na sua evolução.

Quais são as atitudes necessárias para que haja a inclusão escolar?

Oito atitudes essenciais para a Educação Inclusiva

  • Atitude 2 Dar valor aos saberes e engajar a família.
  • Atitude 3 Unir forças para incluir com mais qualidade.
  • Atitude 4 Acreditar que todos podem aprender.
  • Atitude 5 Oferecer variedade de materiais e atividades.
  • Atitude 6 Apostar na potência de linguagens e da arte.