Os adoçantes são substâncias naturais ou artificiais que substituem o açúcar, adoçando os alimentos com menos calorias para o corpo. Quem não quer engordar ou não pode consumir açúcar, usa adoçantes. Um dos mais utilizados no mundo é o aspartame, adoçante artificial 200 vezes mais doce que o açúcar.
Em consumo excessivo, substância está ligada a uma série de problemas, que vão de vômitos e tontura a mal de Alzheimer, convulsões e câncer. O aspartame é um tipo de adoçante artificial que faz mal especialmente a pessoas com uma condição genética chamada fenilcetonúria.
sucralose
Mel, açúcar de coco e melado de cana também são opções mais saudáveis para substituir o adoçante na dieta moderadamente.
Gabriella Rivelli Ramos, os melhores adoçantes para diabéticos são os que não possuem calorias: sucralose, sacarina, ciclamato de sódio, aspartame, acessulfame de potássio e estévia. Os que são calóricos: como a frutose, o sorbitol e o xylitol devem ser consumidos com orientação de um especialista.
Alguns adoçantes são piores para sua saúde do que o açúcar em si. Se precisar usar um adoçante opte por estévia ou Luo Han Guo (adoçante usado na medicina tradicional chinesa, extraído da fruta do monje). Piores adoçantes: aspartame, frutose, agave, acesulfame de potássio, alitame, ciclamato, sucralose.
A ciência não tem dados suficientes para afirmar que os adoçantes fazem mal à saúde. Além disso, essas substâncias são liberadas pela Anvisa e pela FDA. Porém, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o consumo, em excesso, tende a causar dor de cabeça, mal-estar, alterações de humor e diarreia.
O açúcar tem mais calorias, mas os adoçantes são produtos artificiais. Entre adoçante ou açúcar, qual é melhor para emagrecer e ter uma boa saúde? Sempre que precisamos emagrecer ou queremos levar uma vida mais saudável, apostamos na substituição do açúcar por versões artificiais.
Por que a Sucralose faz mal à Saúde? De acordo com os pesquisadores, assim como outras substâncias criadas para substituir o açúcar, acabam por alterar a organização dos micro organismos saudáveis presente no intestino, ou seja, a chamada flora intestinal.
Ela é produzida a partir da molécula do açúcar, mais precisamente substitui-se uma parte da molécula do açúcar por cloro; Stevia: Ao contrário da Sucralose, a Stevia é de origem natural. ... A Stevia é composta de Steviol glycosides, composto isolado da planta e o seu maior agente adoçante é chamado de Rebaudiosídeo A.
A stevia é um adoçante natural não calórico feito com a planta Stevia rebaudiana bertoni, um arbusto herbáceo presente no norte do Paraguai e no Brasil. O adoçante produzido com essa planta tem se popularizado graças a sua capacidade de adoçar os alimentos em cerca de 300 vezes mais do que açúcar.
E o Adoçante Dietético Stévia Color Andina Food foi o vencedor. Aliás, esse adoçante é perfeito tanto para quem deseja reduzir o consumo de açúcar, quanto para quem não pode consumir o produto. Ele deixa os alimentos doces na medida certa, com muito sabor, e sem nenhum sabor amargo ou de adoçante.
Descrição. O Adoçante Líquido Linea Stevia 100% 60ml é um adoçante saudável e cheio de sabor. Linea Stevia 100%, natural, sem restrições para diabéticos e gestantes, Stevia é uma planta nativa da América do Sul utilizada pelo índios Guarani por sua extraordinária capacidade de adoçar.
Seu poder adoçante é até 700 vezes maior que o açúcar refinado, mas o sabor é amargo. O produto não contém caloria, mas possui alta quantidade de sódio, sendo impróprio para os hipertensos.
De modo geral, o uso de stevia é considerado seguro para a saúde, mas em alguns casos podem ocorrer efeitos colaterais como náuseas, dor e fraqueza muscular, inchaço abdominal e alergia.
Cada gota contém 0,02 kcal. Cada 4 gotas equivalem ao poder adoçante de 1 colher (de chá) de açúcar.
RECOMENDAÇÕES DE USO: 8 gotas de Stevita Adoçante (0kcal) equivalem a doçura de 2 colheres de chá de açúcar (40kcal).
Quantidade segura para consumo A dose máxima recomendada de adoçante para consumir por dia é de 6 pacotinhos de um grama quando o adoçante é em pó, e de 9 a 10 gotas para os líquidos.
No seu rótulo tem a informação de que 3 gotas corresponde à 0,2ml e de que 3 gotas correspondem a uma colher de chá de açúcar em pó. Se para adoçar uma xícara de café são necessárias 3 colheres de chá de açúcar em pó, então o total de xícaras de café que podem ser adoçadas com este frasco de adoçante em gotas é
Conforme informações no frasco de um determinado adoçante líquido, 1 colher de sopa de açúcar equivale a. 16 gotas do adoçante e cada gota desse produto mede. 0,03 mL.
O adoçante é indicado para pessoas diabéticas, com pré-diabetes ou que precisam emagrecer, desde que com recomendação de um médico ou nutricionista. Cinco gotas do produto equivalem, em geral, a uma colher de chá de açúcar. E um sachê corresponde a duas colheres de chá de açúcar.
Ingestão diária aceitável: 40mg/Kg/dia, ou seja, 10 gotas por Kg de peso ou 100 copos de refrigerante zero/dia para uma pessoa de 70Kg.
Poder edulcorante: Cada 3 gotas equivale a uma colher (chá) de açúcar e contém 0 Kcal. Modo de Preparo: Adicionar diretamente em bebidas e preparações de sua preferência.