O que UEP? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O método da UEP foi desenvolvido para mensurar e alocar com maior eficiência e acuracidade os custos de transformação aos produtos produzidos. O pressuposto básico do método consiste no fato de que o esforço despendido para a produção dos bens é o principal produto da organização.
Como calcular UEP?
A soma dos esforços de produção consumidos pelo produto representará seu “Equivalente em UEP”. Para o cálculo do equivalente do produto em UEP, basta multiplicar o tempo de passagem do produto pelo potencial produtivo de cada posto operativo e somar o total.
Como funciona o sistema de custeio UEP?
O Custeio UEP cria uma unidade – não monetária – para medir uma produção diversificada. Este método de custeio simplifica a atividade de medição da produção, fazendo com que produtos diferentes sejam contabilizados por um único parâmetro, permitindo que se tenha um valor global e sintético das atividades da empresa.
Como procede a implantação do método de custeio UEP?
Para implantação deste método, segundo Wernke (2004), são necessários sete procedimentos: (1) divisão da fábrica em postos operativos; (2) determinação dos índices de custos horários por posto operativo (ou o Custo/hora por posto operativo); (3) escolha do produto-base; (4) cálculo dos potenciais produtivos (UEP/hora) ...
Qual é o objetivo da UEP?
O método UEP é uma proposta de gestão estratégica de custos de produção onde, além da precisão técnica das informações obtidas, obtém-se, de maneira clara, subsídios à melhorias dos processos de fabricação, informações apontando onde devem ser realizadas ações de redução de custos, como gerir de maneira eficiente a ...
Como calcular o custo de transformação?
Custos de Transformação: Os Custos de Transformação são chamados também de Custos de Conversão. Custo de Transformação = mão-de-obra Direta + Custos Indiretos de Fabricação.
Qual a definição de custeio direto?
No método do custeio direto, para determinado período, às despesas fixas de fabricação são adicionadas as despesas fixas de administração e de vendas, que, acrescidas do custo primário (ou custo variável) darão o custo total.
O que é o custo de transformação?
Custos de Transformação: Correspondem aos Custos incorridos para transformar a matéria-prima em produto. Compreendem os custos com a mão-de-obra direta e os custos indiretos de fabricação. ... Custo de Transformação = mão-de-obra Direta + Custos Indiretos de Fabricação.
O que são custos primários e de transformação?
Custo Primário - é a soma da matéria prima, material de embalagem mais a mão-de-obra direta. Custo de Transformação - é a soma de todos os custos de produção, exceto a matéria-prima e outros elementos adquiridos, ou seja, é o custo do esforço realizado pelas empresas.
Quais as características do custeio direto?
O custeio direto é um sistema que só considera como custo do produto os custos variáveis utilizados no processo produtivo, sendo assim, os custos fixos são considerados como despesas do período, pois estes independem do volume de produção.
O que são custeio variável ou direto?
O custeio variável, ou custeio direto, é um dos métodos mais utilizados pelas empresas para contabilizar e alocar seus custos. ... Custos variáveis: são os custos que variam conforme o volume de produção e vendas da empresa, aumentando ou diminuindo proporcionalmente de acordo com os resultados do período.
Por que a etapa de implantação de um método de custeio deve ser muito bem estudada e planejada?
A implantação do método de Custeio Baseado em Atividades possibilita à melhoria do gerenciamento dos custos, tornando possível mensurar os custos dos serviços prestados, assim como, a melhoria do gerenciamento dos recursos e o auxilio na tomada de decisão.