adjetivo Que se consegue transmitir; em que há ou pode haver transmissão: doença sexualmente transmissível; propriedade transmissível de pai para filho. Etimologia (origem da palavra transmissível). Do latim transmissus + ível/ transmiss + i + vel.
A dengue não é contagiosa, ou seja, não pode ser transmitida de pessoa para pessoa, além de também não ser transmitida através do consumo de alimentos ou água. A transmissão da dengue é exclusivamente através da picada do mosquito infectado.
As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) são causadas por vários tipos de agentes. São transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha, com uma pessoa que esteja infectada e, geralmente, se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas.
Este simples ato reduz em até 40% o perigo de contrair doenças como gripe, diarreia, infecção estomacal, conjuntivite e dor de garganta. A vigilância sanitária de Lages alerta sobre os riscos de algumas doenças, caso o vaso esteja contaminado, como o vírus HPV ou herpes.
Já comentamos no início que qualquer pessoa que tenha vida sexual ativa corre o risco de contrair uma DST. De modo geral, o risco maior ocorre quando a pessoa tem relação com vários parceiros, quando o parceiro teve ou tem parceiros múltiplos e principalmente quando a relação sexual acontece sem camisinha.
O que fazer em caso de suspeita de DST? Se você em algum momento achar que tem uma DST – Doença Sexualmente Transmissível, a melhor alternativa é procurar um médico, mesmo que seu organismo não esteja apresentando qualquer sintoma.
A melhor forma de saber se uma pessoa tem HPV é através de exames de diagnóstico que incluem observação das verrugas, papanicolau, peniscopia, captura híbrida, colposcopia ou exame sorológico, que podem ser solicitados pelo ginecologista, no caso da mulher, ou um urologista, no caso do homem.
O HPV costuma curar-se espontaneamente em 80 a 90% dos casos. Após 1 ou 2 anos, o sistema imunológico da maioria das pessoas é capaz de destruir o HPV e eliminá-lo por completo do nosso organismo. A lesões provocadas pelo HPV, sejam elas verrugas ou neoplasias do colo do útero, têm cura através de tratamento médico.