adjetivo Que ultrapassa os limites normais de; superior: criatividade transcendente. Que excede ou vai além da natureza física, concreta das coisas; metafísico: divindades transcendentes.
Exceder; ultrapassar. 2. Ser superior a. ... Ser transcendente; ir além do ordinário; elevar-se acima do vulgar.
Transcender é a forma a qual nossa alma consegue se unir ao céu para brindar e contemplar as maravilhas feitas aqui na terra. ... Transcender a alma, é permitir enterrarmos tudo aquilo que já não nos faz bem, e guardar para nunca mais ser aberto.
O amor em seu senso comum desaba ao nada enquanto aos seus “princípios” pré-estabelecidos. Nesta condição, é a ausência deliberada do sentimento conhecido do que se quer amar e ser amado: entre o Eu e o Outro.
A ortodoxia (com o minúsculo) significa conformidade com os princípios de qualquer doutrina geralmente aceita, em contraste com as doutrinas divergentes, que são consideradas falsas e rejeitadas como heterodoxia.
A Igreja Ortodoxa é uma igreja cristã, considerada, com uma doutrina semelhante à da Igreja Católica, mas como o termo mesmo diz, possui uma doutrina mais reta, mais rígida. ... A Igreja Ortodoxa se vê como a verdadeira igreja criada por Jesus Cristo, além de não reconhecerem o Papa como autoridade.
Uma das maiores diferenças entre as duas correntes do cristianismo está na visão sobre o papa. A Igreja Católica Romana acredita na primazia papal. ... Na Igreja Ortodoxa, o cargo mais alto da hierarquia é a do Patriarca de Constantinopla, que assim como o papa, é o símbolo de unidade da igreja.
Os cristãos ortodoxos acreditam num único Deus que é ao mesmo tempo três e um (triuno): o Pai, o Filho e o Espírito Santo, "um em essência e indivisível". A Santíssima Trindade consiste de três pessoas divinas distintas (hypostases), que partilham uma única essência divina (ousia) - sem criador, imaterial e eterna.
Algumas das principais igrejas ortodoxas no Brasil são: Igreja Ortodoxa Antioquina, Arquidiocese de São Paulo e Todo o Brasil (Patriarcado de Antioquia); Igreja Católica Apostólica Ortodoxa Antioquina São Jorge de Brasília (Patriarcado de Antioquia); Eparquia Ortodoxa do Brasil (Igreja Autocéfala da Polônia); Igreja ...
O cristianismo ortodoxo chegou no Brasil no século XIX com o advindo de imigrantes de regiões ortodoxas, principalmente de origem árabe, e a primeira Divina Liturgia foi celebrada em São Paulo em 1897. Hoje, contam-se 131.
Dimítrios Archontónis
Igreja Ortodoxa
O Cisma do Oriente levou o mundo cristão a se dividir, em 1054, entre os ortodoxos e os católicos. O Cisma do Oriente é o nome dado à divisão da Igreja Católica, ocorrida em 1054, entre a Igreja chefiada pelo papa, em Roma, e a igreja chefiada pelo patriarca, em Constantinopla (antiga Bizâncio e atual Istambul).
Constantinopla
Também é importante lembrar que a palavra “papa” – que vem do grego pappas, “pai” – foi durante vários séculos usada para designar todos os bispos do Ocidente. Apenas no ano 1073, por ordem do papa Gregório VII, ela se tornou de uso exclusivo para o bispo de Roma, autoridade máxima da Igreja Católica.
Em 867 d.C, a Igreja de Constantinopla, que estava sob a liderança do imperador bizantino, não reconhecia mais a soberania da Igreja de Roma. A soma de todos esses fatores resultou no Cisma do Oriente, que ocorreria em 1054, quando Miguel Cerulário foi excomungado pelo papa de Roma.
A Cisma do Oriente representou parte dos conflitos gerados pela Igreja Católica do Ocidente e do Oriente, em meados do século XI, o que resultou na criação de duas vertentes da religião, as quais permanecem até os dias atuais: a Igreja Católica Apostólica Romana e a Igreja Católica Ortodoxa.
Resposta. Resposta:O. Cisma do Oriente ocorreria em 1054, após o patriarca Miguel Cerulário ser excomungado pelo papa de Roma. Com essa decisão, Cerulário proclamou a separação oficial entre as duas igrejas, já que, para os orientais, Roma afastara-se das pregações originais de Jesus Cristo.
Cisma do Oriente foi o evento conhecido por dividir o cristianismo, o que ocorreu no ano de 1054, onde a porção Ocidental da Europa continuou a ser dominada pela fé cristã da Igreja Católica, sediada em Roma e presidida pelo Papa.
O Império Bizantino, também conhecido como Império Romano do Oriente, durou de 330 a 1453 d.C. A cidade de Constantinopla, localizada no atual território da Turquia, era a capital administrativa e emergiu como uma "nova Roma" após as conquistas dos povos germânicos que dissolveram o poderio do Império Romano do ...
O Cesaropapismo foi um fenômeno que vigorou no Império Bizantino e consistia na convergência do poder político e religioso na figura do imperador. O Cesaropapismo é um dos principais conceitos para se entender bem a organização política do antigo Império Bizantino (395-1453).
Para estabelecer a presença do Império Romano e o controle de uma importante localização para o mundo antigo, foi fundada a cidade de Constantinopla, cujo nome faz referência ao já citado imperador romano. ... Até 395, permaneceu como capital do Império Romano, passando, então, a ser a capital do Império Bizantino.