Objetivos Gerais :Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações. Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo e compreender a finalidade dos órgãos dos sentidos . Identificar os membros de sua família.
O que também identifica uma escola de educação infantil de qualidade é o espaço que deve ser acolhedor, seguro e confiável, no qual a criança possa desenvolver-se de forma saudável, levando-a ao desafio de aprender mais, ampliando suas vivências e experiências.
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: O EU, O OUTRO E O NÓS É na interação com os pares e com adultos que as crianças vão constituindo um modo próprio de agir, sentir e pensar e vão descobrindo que existem outros modos de vida, pessoas diferentes, com outros pontos de vista.
Perguntar às crianças sobre as cores. Mostrar e explicar as cores para os alunos em diferentes formas, exemplo: um círculo vermelho, um quadrado azul e um triângulo amarelo (grande em E.V. A grosso). Deixar que as crianças manipulem os objetos para ir se familiarizando com as cores e formas.
Como trabalhar “escuta, fala, pensamento e imaginação” na sala de aula?
O uso de cores na educação infantil, principalmente as mais vibrantes, como vermelho, amarelo e laranja, contribuem para o desenvolvimento da capacidade motora e cognitiva, do raciocínio, da fala, do tato, da audição, do paladar, dentre várias outras habilidades.
No início do processo, peça à criança para juntar os objetos de uma determinada cor; se a criança não conseguir, mostre-lhe alguns desses objetos para que ela compreenda a ideia. Mantenha-se pelas cores básicas: vermelho, azul, branco, preto, amarelo; mais tarde vá juntando outras cores.
A correta utilização das cores é um importante aliado para o equilíbrio dos ambientes e daqueles que os habitam, sendo gerador de bem estar, o que eleva a auto estima e reduz o stress, além de facilitar a comunicação e aumentar a produtividade, eliminando ansiedade, angústia e depressão.
A cor verde significa esperança, liberdade, saúde e vitalidade. O verde simboliza a natureza, o dinheiro e a juventude. É cor da natureza viva. Está associada ao crescimento, à renovação e à plenitude.
Aristóteles concluiu que as cores eram uma propriedade dos objetos. Assim como peso, material, textura, eles tinham cores. E, pautado pela mágica dos números, disse que eram em número de seis, o vermelho, o verde, azul, amarelo, preto e branco .
Psicologia das cores: sentimentos e significados
A cor azul produz segurança, compreensão. Propicia saúde emocional e simboliza lealdade, confiança e tranquilidade.
As cores secundárias são formadas pela mistura de duas cores primárias. As cores secundárias são: verde, roxo e laranja. O azul misturado com o amarelo origina o verde. O azul misturado com o vermelho origina o roxo, e o vermelho misturado com o amarelo origina o laranja.
As cores secundárias, de acordo com a teoria das cores, são formadas a partir da união em proporções iguais de duas cores primárias. Elas são: o laranja, o verde e o roxo (violeta).
As cores complementares são as cores que se encontram no círculo cromático em posições exatamente opostas. Essas tonalidades de cores são as que possuem maior contrastes entre si.