A Termologia é um ramo da Física que estuda os fenômenos térmicos como calor, temperatura, dilatação, energia térmica, estudo térmico dos gases etc. Quando um corpo se aquece as partículas que o compõem vibram cada vez com mais intensidade: esse fenômeno denomina-se temperatura.
A termologia significa por definição o ramo da física que estuda o calor. ... O desenvolvimento desse tipo de estudo é bastante importante para que haja o funcionamento adequado de praticamente todas as máquinas, pois todas elas (elétricas) têm o chamado efeito Joule, que é a dissipação de energia em forma de calor .
Resposta: A importância desse conteúdo deve-se ao fato de ele ser responsável pelo estudo dos fenômenos térmicos relacionados com a propagação do calor e com os seus efeitos, trazendo a definição de um dos principais conteúdos da Física, que é o calor.
Resposta. A escala Kelvin tem grande importância na comunidade científica pois ela padroniza as medidas de temperatura a serem utilizadas nos experimentos e cálculos. ... A escala Kelvin é a mais importante de todas pois é a escala adotada pelo Sistema Internacional de Medidas (SI).
As principais fórmulas da calorimetria que você precisa conhecer são: calor específico: ΔQ = m·c·ΔT, onde ΔQ é a quantidade de calor, m é a massa, c é o calor específico e ΔT é a variação da temperatura.
(joule por quilograma e por kelvin). Uma unidade usual bastante utilizada para calores específicos é cal/(g. °C) (caloria por grama e por grau Celsius)....Impurezas.
Calor específico é uma grandeza física que define a variação térmica de determinada substância ao receber determinada quantidade de calor....Calor Específico de uma Substância (c= \frac {Q}{m . \Delta T})
Calor específico é a quantidade de calor necessária para que cada grama de uma substância sofra uma variação de temperatura correspondente a 1°C. Essa grandeza é uma característica de cada tipo de substância e indica o comportamento do material quando exposto a uma fonte de calor.
Portanto, uma substância ter um calor específico mais alto significa que ela precisará de mais energia para que ocorra variação de sua temperatura.
Por exemplo, o calor específico da água é igual a 1,0 cal/gºC, significa que é necessário fornecer uma quantidade de calor de 1,0 cal para aquecer 1,0 g de água de 1ºC. Quanto menor o calor específico de uma substância, mais facilmente ela pode sofrer variações em sua temperatura.
Capacidade Térmica e Calor Específico Diferente do calor específico, o qual depende somente da substância, a capacidade térmica depende diretamente da substância e da massa do corpo.