As áreas de coberturas sedimentares estão representadas por três grandes bacias sedimentares: Bacia Amazônica, Bacia do Paraná e Bacia do Parnaíba, todas apresentando rochas de idade paleozóica.
Nesse sentido, observa-se que existem três grandes províncias geológicas conhecidas: bacias sedimentares, dobramentos modernos e escudos cristalinos. ... Já os escudos cristalinos representam as formações mais antigas no contexto geológico.
O país é dividido em 10 províncias, tais quais, Rio Branco, Tapajós, São Francisco, Tocantins, Mantiqueira, Borborema, Amazônica, Parnaíba, Paraná, Província Costeira e Margem Continental.
São subdivididas em crátons, bacias sedimentares e dobramentos modernos. As estruturas geológicas – também chamadas de províncias geológicas – são as formações rochosas e estruturais que compõem a litosfera terrestre.
A sua composição estrutural, contudo, é classificada em três diferentes tipos de estruturas geológicas que se dividem em todo o mundo: os crátons (ou escudos antigos), as bacias sedimentares e os dobramentos modernos (ou cadeias orogênicas).
Nessa divisão, existem três tipos principais: as rochas ígneas ou magmáticas, as rochas metamórficas e as rochas sedimentares.