A “taxa de escolarização líquida” indica o porcentual da população em determinada faixa etária que se encontra matriculada no nível de ensino adequado à sua idade.
A Taxa de Escolarização Bruta é a razão entre o número total de matrículas (independente da faixa etária) e a população correspondente na faixa etária prevista (15 a 17 anos) para o curso na etapa de ensino.
É a razão entre o número total de matrículas de alunos com a idade prevista para estar cursando um determinado nível e a população total da mesma faixa etária.
A contagem dos anos de estudo tem início em 1 ano, a partir da 1ª série concluída com aprovação do ensino fundamental ou do elementar e, assim, sucessivamente. O indivíduo com 15 anos ou mais de estudo corresponde ao nível superior completo.
45 sugestões para melhorar a educação no Brasil
Como será a Alfabetização com a BNCC?
Sim, é possível alfabetizar respeitando o prazo da BNCC. ... O prazo de alfabetização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é de 8 anos. Ou seja, os alunos devem ser capazes de ler e escrever até essa idade. Essa medida também está prevista no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
A BNCC amplia o letramento infantil através da centralidade no texto e por meio de diferentes gêneros textuais. Além de uma maior aproximação com linguagens voltadas à realidade dos alunos. A ideia é se debruçar sobre textos das mais diversas esferas, campos sociais, comunicação e uso da linguagem.
Muito mais do que decodificar letras, palavras e frases, ler é compreender um discurso, seja ele oral ou escrito. A compreensão leitora está ligada à capacidade de se interpretar, atribuir sentido e alcançar a clareza sobre as informações que aquele conjunto de ideias apresenta ao interlocutor.