Tabelas de contingência de frequências Cada célula indica o número (ou frequência) de alunos. Por exemplo, o 36 na coluna Meninos e na linha Preferem cães. Isso nos diz que há 36 meninos que preferem cães neste conjunto de dados. Observe que há duas variáveis: gênero e preferência.
Para construção de tabelas de dupla entrada (tabelas de contingência), arraste um dos botões para o campo de linhas e o outro para o campo de colunas. Um dos dois para o campo de valores. Neste caso você terá três opções de valores percentuais: do total geral, total linha, total coluna.
Para calcular o coeficiente de contingência C os dados devem ser apresentados em uma tabela de contingência como a ilustrada a seguir. Os dados podem ser divididos em qualquer número de categorias, isto é, a tabela pode ser do tipo kxr, onde k = número de colunas e r = número de linhas.
Calcule o risco relativo usando a tabela 2x2.
A taxa de incidência é o número de novos casos de uma doença, dividido pelo número de pessoas em risco. A taxa de prevalência é calculada usando o número de indivíduos afetados em determinado momento, dividido pelo número total de pessoas.
Coeficiente ou Taxa: é a relação entre o número de casos de um evento e uma determinada população, num dado local e época. É a medida que informa quanto ao “risco” de ocorrência de um evento.
Taxa ou Coeficiente Geral de Mortalidade (CGM) O coeficiente geral de mortalidade, ou taxa de mortalidade geral, refere-se a toda população e não ao total de óbitos. É calculado dividindo-se o total de óbitos, em determinado período, pela população calculada para a metade do período.