Energia renovável é aquela que vem de recursos naturais que são naturalmente reabastecidos, como sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica. É importante notar que nem todo recurso natural é renovável, por exemplo, o urânio, carvão e petróleo são retirados da natureza, porém existem em quantidade limitada.
As fontes não renováveis são aquelas que se utilizam de recursos naturais que não se disponibilizam continuamente na natureza. ... Os principais exemplos de fontes de energia não renováveis são os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral, gás natural e xisto betuminoso) e os combustíveis nucleares.
Fontes de energia renováveis são recursos naturais considerados inesgotáveis e usados para geração de energia. ... Exemplos de fontes de energias não renováveis são fontes de energia derivadas de combustíveis fósseis, como o petróleo, o carvão mineral, o xisto e o gás natural.
Assim, os diferentes tipos de energia podem ser produzidos por fontes de energias renováveis (solar, eólica, hidrelétrica, geotérmica, biomassa, etc.) e fontes de energia não renováveis (combustíveis fósseis e energia nuclear).
2- Quando se fala em fontes de energia, há uma grande separação entre fontes de energia renováveis e fontes de energia não renováveis. Fontes de energia renováveis: •energia eólica; •biomassa; •hidroelétrica,•termoelétrica. Fontes de energia não renováveis: • carvão mineral; • petróleo; •combustíveis fósseis.
Materiais termoelétricos podem converter calor em energia elétrica. Isso se deve ao chamado efeito Seebeck: Se houver uma diferença de temperatura entre as duas extremidades desse material, é possível gerar tensão elétrica e a corrente pode começar a fluir.
A agitação das partículas que constituem um corpo se associa a uma energia cinética média, ou seja, energia do movimento, que recebe a denominação de energia térmica. ... A energia térmica em movimento (trânsito), provocada pela diferença de temperatura entre dois corpos, é denominada calor.