Pode-se observar que o hidrogênio (carga positiva) atrai o oxigênio (carga negativa) das moléculas de água vizinhas. ... Assim, ocorre a ligação de hidrogênio, onde cada molécula de água fica circundada por outras quatro moléculas de água.
As pontes de hidrogênio são ligações fortes entre as bases, para manter a estrutura da fita. Adenina e timina se unem por duas ligações de hidrogênio. Guanina e citosina se unem por três ligações de hidrogênio.
Na ponte de hidrogênio, o que ocorre é a interação entre o átomo de hidrogênio e uma molécula bem eletronegativa, como o flúor, o oxigênio ou o nitrogênio. Esse é o tipo de interação intermolecular mais forte e que, portanto, tem os maiores pontos de ebulição e fusão.
As ligações de hidrogênio são o tipo de força intermolecular mais intenso, que ocorre entre dipolos permanentes das moléculas, em que o polo positivo é sempre o hidrogênio, e o polo negativo pode ser o flúor, o oxigênio ou o nitrogênio, pois esses elementos são bastante eletronegativos, ou seja, atraem mais fortemente ...
A ligação de hidrogênio é um exemplo extremo da ligação dipolo permanente-dipolo permanente. Pois o hidrogênio de uma molécula constitui um polo positivo, que se liga a um desses átomos de flúor, oxigênio ou nitrogênio de outra molécula, que constituem o polo negativo delas.
Essas Ligações de Hidrogênio criam uma cadeia que pode se rearranjar muitas vezes, permitindo que a água líquida flua em toda parte. Os átomos de hidrogênio e oxigênio podem interagir com muitos tipos de moléculas diferentes, razão pela qual a água é considerada o solvente mais poderoso conhecido.
Exatamente por ser a força de atração mais intensa entre as moléculas, é que os compostos que fazem ligações de hidrogênio possuem pontos de fusão e ebulição maiores, pois será necessário inserir mais energia ao sistema para rompê-las e fazer a substância mudar de estado de agregação.
Regra geral: Quanto menos intensas forem as forças intermoleculares, mais volátil será a substância e menor será a sua temperatura de ebulição (T.E.). ... Um composto é considerado volátil em razão das suas fracas interações intermoleculares, ou seja, suas moléculas podem se afastar levando-o ao estado gasoso.
As forças intermoleculares são responsáveis por manter a união entre as moléculas. Essas forças interferem na temperatura de ebulição (T.E) e solubilidade das substâncias formadas. Temperatura de ebulição (T.E.): quanto mais intensa for a força intermolecular presente na molécula, maior será sua T.E.
Quanto mais forte a interação intermolecular, maior o ponto de fusão... a) O é um composto molecular, enquanto o é iônico. Isso quer dizer que as moléculas do HCl vão interagir por dipolo-dipolo (já que ele é polar), mas as moléculas do NaCl vão interagir por íon-íon, que é extremamente mais forte!!!
A temperatura de ebulição (T.E.) de uma substância é influenciada pela interação intermolecular que ocorre entre suas moléculas: quanto mais intensa for esta força maior será a T.E. 2. ... Tudo depende da interação entre as moléculas, ou seja, em cada estado físico elas se organizam de uma determinada forma.