Mercúrio
Resposta: Em relação ao seu diâmetro, Mercúrio é o menor planeta do Sistema Solar, enquanto Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar. Júpiter é o maior planeta em diâmetro, mas também em massa. Estima-se que sua massa seja 2,5 vezes maior do que a de todos os demais planetas somados.
Resposta. Explicação: rochoso, duas luas: fobos e deimos e vizinho da Terra.
Porque o gás foi soprado para longe do Sol. ... Milhões de anos depois, a atividade solar produziu um forte vento que empurrou o gás para longe (veja infográfico abaixo). A poeira, por ser mais pesada, ficou perto da estrela. Os planetas mais próximos, então, viraram corpos rochosos e, os distantes, corpos gasosos.
Os planetas rochosos do Sistema Solar são Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Eles são os menores, mais densos e mais próximos do Sol. Os planetas rochosos do Sistema Solar são conhecidos também como planetas telúricos, planetas sólidos ou terrestres.
Já as partículas que ficaram mais próximas à parte central formaram os planetas rochosos. Isso ocorreu porque os materiais de menor densidade tendem a se afastar do Sol, enquanto os materiais mais pesados concentram-se mais próximos à estrela. Os planetas são considerados, portanto, “subprodutos” da formação do Sol.
Planetas gasosos são enormes planetas constituídos por grandes volumes de materiais gasosos, com essa característica temos no sistema solar: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Júpiter encontra-se na condição de maior planeta do sistema solar, possui várias cores formadas a partir de gases, sendo 85% de hidrogênio.
Os planetas menores e mais próximos do Sol, chamados rochosos, são compostos de rochas e metais - Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Os planetas maiores e mais distantes do Sol são planetas gasosos - Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.