Corpos ligeiramente arredondados ou ovalados com um diâmetro muito pequeno e que se podem observar nos neutrófilos de doentes com infeções, traumatismos, queimaduras ou tumores malignos. Coram em várias tonalidades de azul com os corantes de Romanowsky.
Vacuolização citoplasmática. Esse é um resultado decorrente da toxicidade sistêmica severa e da digestão celular, onde toxinas bacterianas podem induzir a ruptura dos lisos- somos, liberando as lisozimas (Thrall 2007).
A anomalia de Pelger-Huët é uma alteração autossômica dominante, que envolve a diferenciação terminal de leucócitos, em que se observa a segmentação incompleta do núcleo dos granulócitos, descrita pela primeira vez por Pelger em 1982.
O diagnóstico da anomalia de Pelger-Huêt e consequente estudo familiar são fundamentais, pois a anomalia não está presente no indivíduo isolada- mente, mas é de caráter familiar.
A presença de leucócitos na urina costuma indicar que há alguma inflamação nas vias urinárias. Em geral, sugere infecção urinária, mas pode estar presente em várias outras situações, como traumas, uso de substâncias irritantes ou qualquer outra inflamação não causada por um agente infeccioso.