Os líquens podem ser definidos como uma associação simbiótica entre um fungo e uma clorófita ou então entre um fungo e uma cianobactéria. Os líquens são associações simbióticas entre algas verdes e fungos ou entre cianobactérias e fungos.
Os liquens são organismos formados por associação interespecífica entre algas e fungos. Trata-se de uma relação harmônica entre espécies diferentes: fotobionte (algas) e micobionte (fungos). ... As algas são as responsáveis pela realização da fotossíntese. A partir daí, ela fornece substâncias orgânicas para os fungos.
Liquens são associações simbióticas entre um fungo e uma população de algas verdes ou de cianobactérias. ... Certos organismos também conhecidos popularmente como musgos correspondem a liquens, algas e até mesmo plantas vasculares. Contudo os musgos genuínos são membros do filo Bryophyta, que consiste de 3 classes.
O mais comum é notar o surgimento dessa espécie em vasos cerâmicos: “Isso porque eles retêm mais umidade do que os recipientes de outros materiais”, explica a paisagista paulistana Catê Poli. Entretanto, se o aspecto incomodar demais, dá para removê-lo usando uma esponja ou escova com água sanitária e sabão.
Controle os líquens e feltros com poda de rejuvenescimento, eliminando partes dos ramos e expondo todo o tronco e a parte restante dos ramos principais ao sol. Elimine também os ramos ladrões, além dos secos e doentes. Efetue essa poda com serrote, pincelando as áreas feridas com pasta bordalesa.
Regra geral e Vital: Musgos gostam de muita umidade e de Sombra. Procure manter seu musgo em um lugar que não receba raios solares diretos, principalmente nas horas mais quentes do dia. Regue regularmente, de modo que o solo esteja sempre úmido porem não encharcado. Não deixe os mugos em lugares muito frios.
Para isso, é preciso deixar o tronco secando bastante, seja no sol ou na sombra. Depois, remova ferpas e eventuais rebarbas com uma lixa bem grossa. Feito isso, hora de proteger a madeira! Essa proteção pode ser feita através de Verniz e de Stain.
Como secar flores e folhas para embelezar os ambientes
Ponha os maços em um local fresco e seco, onde elas não sejam perturbadas. Pendure-os no arame usando o fio, de forma que eles não fiquem tortos. As flores secarão na mesma direção que estão penduradas, tente garantir que todos os botões estejam virados para o chão. Aguarde de 2 a 4 semanas para uma completa secagem.
Utilize areia de construção bem seca, pode deixar ao sol para secar ou levar ao forno convencional. Deixe esfriar, no entanto, antes de utilizar. Use uma caixa de papelão, cubra o fundo com areia, acomode folhas e flores e vá pulverizando a areia dentro, ao redor e em cima das plantas. Deixe em local ventilado.
Para preservar a cor das flores, é importante evitar qualquer entrada de luz solar no ambiente depois de apará-las. Encontre um local seco, com sombra e circulação de ar, como um armário em desuso. Suspenda as flores de cabeça para baixo com um grampo na ponta inferior da haste, o qual será fixado ao fio.
Use um livro pesado e papel absorvente.
Método 1 de 3: Apare a folhas e corte o caule de cada flor com o comprimento ideal — em média, 15 centímetros. Guarde as flores em um lugar escuro. Assim que possível, guarde as flores em um lugar escuro, como um armário ou a despensa, para evitar que a luz do sol as resseque. Escolha um local ventilado.
Pendure o girassol em um lugar seco e escuro. Por fim, ponha cada girassol em um armário ou outro lugar escuro. Também dá para desidratar os girassóis em um vaso. As pétalas vão ficar ainda mais bonitas quando se curvarem. O lugar em volta ainda precisa estar escuro e seco.
Coloque o girassol em um recipiente com a haste pendurada sobre a borda. Cubra toda a flor com cristais de sílica gel que absorvam água, vendidos para esse fim.
Apenas cuide para que o girassol não seja exposto a uma brisa muito forte, evitando assim que as folhas e as pétalas da flor sejam prejudicadas. Se o dia estiver muito quente, observe se o seu girassol não está “murchando”, pois isso significa que ele necessita de um pouco mais de água.
Com as plantas deitadas:
Como tratar galhos para decoração
Modo de fazer: Lave bem as folhas escolhidas, seque e coloque-as dentro do recipiente. Cubra a folha com a soda cáustica. Deixe assim até que a parte verde da folha se vá e sobre somente as nervuras secas. Pode demorar cerca de um ou dois dias.
Faça a compostagem de galhos ou pedaços de árvore para que o material orgânico se reaproveite positivamente para o meio ambiente (saiba mais na matéria "O que é compostagem e como fazer"). Se você não tiver essa opção, contate a prefeitura, marcenarias ou locais que aproveitem essa material como lenha.
Coloque os galhos secos da em cima de jornais ou papeis para não sujar o chão com a tinta. Dilua a Tinta em um pouco de água (bem pouca) e pinte toda a árvore. Caso ira pintar os galhos com Tinta Spray, faça a mesma coisa, proteja o local com jornais. A vantagem de usar Tinta Spray, é a fácil pintura.