Os isótonos são átomos que possuem a mesma quantidade de nêutrons; os isóbaros possuem o mesmo número de massa, e os isoeletrônicos, o mesmo número de elétrons.
Conceitualmente, isóbaros são átomos que apresentam o mesmo número de massa (A) e diferentes números atômicos (Z). Como eles possuem números atômicos (Z) diferentes, eles pertencem a elementos químicos diferentes e, portanto, apresentam propriedades químicas e físicas distintas.
Assim, os isótopos são elementos que apresentam mesmo número de prótons, os isóbaros possuem mesmo número de massa, enquanto que os isótonos possuem mesmo número de nêutrons.
A classificação dos átomos baseia-se na quantidade de elétrons, prótons e nêutrons. Os átomos podem ser entre si isótopos, isóbaros e isótonos. Como já sabemos, a estrutura básica do átomo conhecida atualmente considera o átomo dividido em duas regiões: núcleo e eletrosfera.
Os elementos pertencentes ao mesmo grupo apresentam propriedades semelhantes e, em geral, o mesmo número de elétrons no nível mais externo de energia (camada de valência). ... Esses elementos também aparecem organizados em linhas verticais que são denominadas de famílias ou grupos dos elementos.
Os átomos do Oxi são os átomos de oxigênio e os do Hidro os átomos de hidrogênio. ... Como são átomos de elementos químicos diferentes, eles têm número atômico (número de prótons) diferentes. Como são átomos neutros, o número de elétrons também difere. Uma reação química formando uma nova substância, a água.
Elemento químico é o conjunto dos átomos com o mesmo número atômico, ou seja, com a mesma quantidade de prótons em seu núcleo. Elemento químico é o conjunto de átomos de mesmo número atômico. ... Do mesmo modo, o elemento químico é um conjunto de átomos com o mesmo número atômico, mas a menor parte é apenas um átomo.