É indispensável descobrir a origem da dermatite e, assim, ter conhecimento de quais alimentos podem ser evitados....Alimentos que se devem evitar
Geralmente, a disidrose é mais comum no verão e começa a aparecer entre os dedos, sendo que, com o tempo, vai evoluindo para as palmas das mãos ou para a sola dos pés. Embora não sejam conhecidas as causas exatas deste problema, geralmente a piora está relacionada com a produção excessiva de suor.
Nos adultos os principais fatores agravantes da dermatite atópica são os chamados aeroalérgenos, como por exemplo ácaros, poeira, barata e epitélio de animais. As reações alérgicas são conhecidas como IgE mediadas e não IgE mediadas, e a piora da pele pode acontecer de 6 a 48 horas após a ingesta do alimento.
Boa Noite, a dermatite perioral é uma doença inflamatoria, sua piora pode estar relacionada com uso de alguns cosméticos e produtos de higiene pessoal. O tratamento inicial é feito com a suspensão de todos os cosméticos e pasta de dente com fluor e o uso de pomada para acalmar o quatro.
Alguns medicamentos tópicos poderão ser empregados como eritromicina, clindamicina, metronidazol, ivermectina tópica e ácido azelaíco. Nos quadros mais intensos, o médico pode prescrever também antibióticos por via oral, como a doxiciclina, amoxacilina com clavulanato e sulfas.
A dermatite perioral pode ser difícil de tratar. O mais recomendado é que se evite usar muitos cremes ou hidratantes. Lavar o rosto com sabonete próprio, evitar tônicos ou produtos que agridam a pele. Pomadas a base de Tacrolimo podem ajudar.
São utilizados cremes para a pele livre de esteroides, incluindo pomadas contendo eritromicina, metronidazol, tacrolimus e pimecrolimus, que devem ser utilizadas por meses para evitar a recorrência da dermatite perioral.
O tratamento consiste em suspender qualquer creme a base de corticoide, evitar uso de cosméticos e sabonetes irritantes. Além disso, o dermatologista pode perceber pomadas a base de metronidazol, clindamicina, eritromicina, tacrolimus ou acido azelaico .
Tratamento. O tratamento da dermatite perioral é suspender pasta de dente fluorada e corticoides tópicos (se estiverem sendo usados) e então utilizar antibióticos tópicos (p. ex., eritromicina a 2% ou metronidazol a 0,75% em gel ou creme bid).
Tratamento de Dermatite de contato Pode demorar duas a quatro semanas para a reação que aconteceu na sua pele passar. Nos casos leves a moderados, medidas como o uso de cremes contendo corticosteroides ou a aplicação de compressas úmidas pode ajudar a aliviar a vermelhidão e coceira.
Entre os tipos de sabonetes vendidos no mercado, o sabonete hipoalergênico é o mais recomendado para prevenir coceiras e irritações sobre a cútis. Por serem livres de agentes conservantes, tais quais o parabeno e a isotiazolinona, o cosmético não causa alergia e promove uma textura mais macia da pele.
Os medicamentos mais usados para o tratamento de dermatite atópica são: