A Avaliação Funcional do Movimento Humano (ou FMS, do inglês Functional Movement Screen) é uma anamnese que identifica posturas erradas, disfunções e detecta vícios ou erros de movimentação durante um exercício. São maus hábitos ou comportamentos que podem lesionar músculos, ligamentos, articulações, entre outros.
A ortopedia é uma ciência que estuda as patologias e traumas resultantes do tecido músculo-esquelético. Sendo assim, a avaliação deve se fixar em reconhecer alguma deformidade estrutural, como desvios de eixos, desvios posturais, alterações na força e tônus muscular, mobilidade articular, flexibilidade e etc.
O paciente conta, na entrevista, a história de acordo com sua visão e nos relata a sua experiência com aqueles sinais e sintomas. Cabe ao fisioterapeuta conduzir essa entrevista com perguntas, para entender as necessidades do paciente e para iniciar o raciocínio clínico.
A elaboração do diagnóstico fisioterapêutico é realizada no procedimento de CONSULTA, procedimento este, que requer a aplicação dos recursos de diagnose para que sejam elaborados o PROGNÓSTICO, ou seja, a estimativa do nível de funcionalidade e as potencialidades a serem obtidas, na previsão de um determinado período ...
História Patológica Pregressa (HPP): A História Patológica Pregressa (HPP) do paciente também é um item que deve constar na sua anamnese. Logo, reunir dados sobre o histórico de saúde do paciente é essencial para fazer uma boa anamnese.
A Anamnese no campo da Fisioterapia