As estrias de Retzius são listras visíveis no esmalte quando visto microscopicamente em secção transversal. Formada a partir de mudanças no diâmetro dos processos de Tomes, estas faixas demonstrar o crescimento do esmalte, semelhante aos anéis de árvore (crescimento por deposição ou incremental).
O tecido mais mineralizado do corpo humano está na boca. Trata-se do esmalte, a camada externa do dente. Acredita-se que sua composição tenha cerca de 90% de minerais, como zinco e cobre, e 10% de água e materiais orgânicos.
É formada principalmente por fibrilas de colágeno tipo I, glicosaminoglicanos, fosfoproteína, fosfolipídios e sais de cálcio sob a forma de cristais de hidroxiapatita. Sua matriz orgânica é secretada pelos odontoblastos, células que estão na periferia da polpa dental, junto à dentina.
Periodonto de proteção ou suporte A gengiva representa a parte da mucosa mastigatória que cobre o processo alveolar e circunda a porção cervical dos dentes. ... A gengiva livre nada mais é do que o colarinho de tecido gengival das partes vestibular e lingual dos dentes. Ela inclui, dessa forma, as papilas interdentais.
Os tratamentos aconselhados para o tratamento de lesões de furca grau II são a plastia de furca, a hemissecção radicular, a tunelização, a regeneração tecidular guiada (RTG) e a exodontia dentária. A disparidade de possibilidades terapêuticas para estas lesões revela a dificuldade da decisão clínica.
Dentre os vários tratamentos sugeridos na li- teratura cita-se: os conservadores que envolvem a raspagem e alisamento radicular, com ou sem ci- rurgia, odontoplastia e osteoplastia; os ressectivos que envolvem a tunelização, hemissecção radicular e ressecção radicular e os regenerativos que envol- vem a regeneração ...
Lesões endoperiodontais podem ser definidas como alterações patológicas que alcançam os tecidos pulpar e periodontal ao mesmo tempo. O termo endoperiodontal, entretanto, não diferencia por si só a origem da lesão, que pode ser gerada tanto na polpa quanto no periodonto.
Por isso, uma anamnese detalhada deve ser realizada associada ao exame clínico e radiográfico do paciente, assim é possível obter-se um correto diagnóstico do caso. 117 dos autores, o instrumento mais apropriado para exames da furca é a sonda de Nabers (LINDHE, 2005; FERMIN et al., 2007).
É uma área que serve de transição entre o tronco e as próprias raízes dentárias. É coroada pelo teto ou fórnix, termos que designam a parte superior da bifurcação. Cone radicular. Marca a origem da raiz do dente.
A tunelização é um procedimento ressectivo que tem como objetivo a remoção de defeitos inter-radiculares, restabelecendo a arquitetura óssea e a exposição da área de furca. Desta forma, melhora o acesso para higienização e mantém a dentição saudável e funcional.
Formação de um canal artificial no interior de um tecido, especialmente num osso.
Incisivos inferiores: tem uma raiz e quase 45% tem dois canais. Caninos inferiores: 96% dos casos apresentaram um canal, o restante (4%) tinha dois canais. Primeiros pré-molares superiores: têm duas raízes e dois canais em mais de 95% dos casos. Segundos pré-molares: têm uma raiz e um canal em 50% dos casos.