Amapá: melhores atrações
DE 1943
“O nome Macapá vem do Tupi, que significa terra ou lugar de bacabas. Vale ressaltar que muitos nomes que usamos hoje como Buritizal, Bailique, Araxá, Cajari, Calçoene, Cunani, Cupixi, Manuanum, entre outros, são oriundos do Tupi.
Macapá (AFI: [makapˈa]) é um município brasileiro, capital do estado do Amapá, Região Norte do país.
Lista completa de cidades: Amapá, em orderm alfabética
região Norte do Brasil
O local onde o cientista francês Charles-Marie de La Condamine determinou a (mais ou menos) precisa localização do Equador está agora marcado por um grande monumento: La Mitad del Mundo, o centro do mundo.
Macapá
O Marco Zero, na Praça Rio Branco, é conhecido como local de fundação da cidade do Recife e também como ponto inicial de contagem das distâncias calculadas a partir da cidade. O lugar é um dos pontos mais importantes na capital Pernambucana, pois é também uma região de forte movimento durante o Carnaval.
“Aqui começa o mundo” Mas na verdade, ela é o nome de um painel, pintado pelo próprio Cícero em 1928, que faz referência às memórias afetivas da cidade que deixou ainda muito moço pra se instalar em Paris.
A Praça Rio Branco, também conhecida como Marco Zero, é um espaço público localizado no bairro do Recife da cidade homônima, capital de Pernambuco. O local fica próximo ao Porto do Recife e abriga o Marco Zero da cidade do Recife (instalado em 31 de janeiro de 1938, pelo Automóvel Clube de Pernambuco).
A sugestão para a criação do Marco Zero da cidade de São Paulo veio em 1921 através de Américo R. Netto, jornalista e membro da Associação Paulista de Boas Estradas. Para a execução do projeto, Américo indicou Jean Gabriel Villin, escultor de origem francesa.
O atual Marco Zero de São Paulo, localizado em frente à Catedral da Sé, completa 85 anos nesta quarta-feira (18). O monumento é a referência na marcação do início da numeração das ruas da cidade e das rodovias estaduais. A estrutura hexagonal é o quarto marco zero de São Paulo.
Situado na atual praça Pascoal Moreira Cabral, foi determinado por Marechal Cândido Rondon, em 1909, o correto ponto do centro geodésico já foi contestado, mas cálculos feitos pelo Exército Brasileiro confirmaram as coordenadas do marco calculadas por Rondon.