Resposta: A presença ou ausência de aglutinogênios no sangue das pessoas é determinada pelos genes IA, IB ou i. Os genes IA e IB são dominantes sobre o gene i. O gene IA, por exemplo, determina a produção de uma enzima que sintetiza o aglutinogênio A.
TUBO TAMPA ROXA – EDTA Os Tubos de tampa roxa são utilizados com o material EDTA. O material colhido serve para os seguintes exames: ➙ Hemograma completo (contagem global de hemácias, hemoglobina, hematócrito e determinação.
A ordem correta para coleta de sangue por tubos a vácuo é:
TUBO/AMOSTRA: Tampa vermelha (sangue total ou soro). TUBO/AMOSTRA: Tampa vermelha (soro). EXAME: PROTEÍNA + CREATININA URINÁRIA. TUBO/AMOSTRA: Tampa-vermelha (soro) Frasco coletor de urina (urina).
A origem do tubo seco Os tubos sem anticoagulantes, utilizados para analisar substâncias no soro, receberam a tampa de cor vermelha. Esses tubos eram de vidro, totalmente secos, sem qualquer aditivo, sendo rotineiramente chamado de tubo seco.
Os tubos de plástico para soro têm ativador de coágulo jateado na parede do tubo que acelera o processo de coagulação. São utilizados para determinações em soro na Bioquímica e Sorologia.
Tipos de tubo de ensaio e suas diferenças
Tubo roxo - usados em análises hematológicas, os tubos com tampa roxa ou tubos de EDTA possuem anticoagulantes. Tubo cinza - usado para exame de glicemia em que são colhidas amostras de plasma. Ele deve conter fluoreto de sódio com EDTA.