Temperatura corporal: é o balanço entre o calor gerado e o perdido pelo corpo humano. Medida ou verificação da temperatura corporal: é um método de estimativa da temperatura central do corpo.
Axilar (sob a axila): é o método mais utilizado. Coloque o termômetro sob a axila, com o braço pressionado contra o corpo, durante cinco minutos antes da leitura.
A temperatura corporal considerada normal para o ser humano varia entre 36,1ºC e 37,2ºC. Quando esse valor cai de forma repentina, atingindo um nível abaixo de 35ºC, é considerado que o corpo entrou em estado de hipotermia, perdendo o calor natural e exigindo cuidados.
O que é hipotermia? Hipotermia pode ser definida como a temperatura central do organismo igual ou abaixo de 35 ºC. Vale destacar que alguns autores consideram a hipotermia como uma temperatura corporal central inferior a 36 ºC.
Coloque a perna direita em uma posição de apoio à sua frente, com o joelho dobrado 90 graus e a canela na vertical. Mantenha essa posição enquanto contrai o tendão esquerdo por um segundo. Faça 20 segundos e depois troque as pernas.
O aquecimento proporciona então o aumento do fluxo de sangue para os músculos, adequando mais rapidamente a exigência para elevar a produção de energia aeróbica, aumenta a temperatura do corpo, contemplando a melhor atividade das enzimas, e aquecendo os músculos, diminui também a probabilidade de lesões.
Variação do tempo e da intensidade de acordo com a idade. Quanto mais velha é a pessoa, mais cuidadoso e gradual o aquecimento deve ser, portanto mais longo. Quanto mais treinada é a pessoa, mais intenso deve ser seu aquecimento. Devendo ser ajustado para cada pessoa e para cada modalidade.
Resposta. A prática de aquecer antes de fazer uma atividade física é um hábito consagrado, se não nos aquecermos antes dos exercícios físicos pode causar câimbras,fraqueza muscular, lesões musculares e articulares. Quando reduzida, a flexibilidade pode gerar problemas posturais e limita os movimentos importantes.
Se a pessoa sentir dores nas articulações e, mesmo assim, continuar insistindo na prática das atividades, poderá sofrer problemas mais sérios, como danos nas cartilagens articulares e sinovites (inflamação da membrana sinovial), entre outros.
Nesse estado, eles ficam rígidos, com movimentação limitada e qualquer movimento um pouco mais brusco pode resultar em uma lesão. Se sairmos do repouso para uma atividade física sem fazermos exercícios de aquecimento, os riscos se tornam ainda maiores. Afinal, o corpo não está preparado para o esforço a ser realizado.
Durante uma atividade física, as células do cérebro chegam a altos níveis de funcionamento. Isso faz com que você fique mais alerta. A prática regular de atividade física garante o aumento da oxigenação do cérebro. Esse fator, aliado a outras mudanças no corpo, ajuda a evitar graves doenças neurológicas.
Silvia comenta que o excesso de atividade física pode também provocar dores musculares persistentes por todo o corpo, muito cansaço, anorexia, insônia, aumento da frequência cardíaca de repouso e menor desempenho sexual. Além de causar problemas articulares e ósseos.