Condutas em rebaixamento do nível de consciência. As alterações do nível de consciência também são conhecidas como sonolência, letargia, obnubilação, torpor e coma. As principais diferenças entre esses variados estados neurológicos são: O paciente sonolento responde a estímulos verbais ou ao toque leve.
A avaliação inicial de um paciente com suspeita de AVC é similar a qualquer outra emergência e segue a regra mnemônica do ABCDE. A avaliação neurológica visa a identificar sinais e sintomas do paciente com AVC, seus diagnósticos diferenciais e suas complicações imediatas.
substantivo feminino Ação ou efeito de obnubilar, de ser alvo de perturbação da consciência que se caracteriza pela ofuscação das vistas.
adj. 1. Referente, respeitante ou concernente a coma, a uma situação ou condição de inconsciência: ele encontrava-se em estado comatoso.
Coma é o estado em que uma pessoa fica com a consciência comprometida e demonstra pouca ou nenhuma reação a estímulos, não sendo capaz de abrir os olhos, pronunciar palavras nem obedecer a comandos simples.
Coma estrutural: devido a alterações na estrutura anatômica do cérebro , como ocorre nos traumatismos ou nos acidentes vasculares encefálicos, por exemplo. Coma não estrutural: quando há distúrbios metabólicos do cérebro , como no diabetes mellitus , intoxicações e asfixias, por exemplo.