Polissíndeto é a figura de construção caracterizada pela repetição de conjunções, o que muitas vezes acaba gerando um efeito de intensificação do discurso. Observe: “Há dois dias meu telefone não fala, nem ouve, nem toca, nem tuge, nem muge.” (Rubem Braga)
As Figuras de Sintaxe ou Figuras de Construção correspondem a um grupo das figuras de linguagem - ao lado das figuras de pensamento, figuras de palavras e figuras de som. ... Assim, as figuras de sintaxe operam de diversas maneiras na frase, seja na inversão, repetição ou na omissão dos termos.
Sendo uma figura de linguagem, o zeugma é um recurso utilizado na linguagem oral e escrita que aumenta a expressividade da mensagem. A utilização do zeugma possibilita a não repetição, criando um discurso mais dinâmico. Exemplos de zeugma: Eu estudei a obra de Machado de Assis; Mariana, de Jorge Amado.
Entenda o que são e quais as diferenças entre esses elementos da sintaxe:
O que é sintaxe? Trata-se do conjunto das regras que determinam as diferentes possibilidades de associação das palavras da língua para a formação de enunciados. Sintaxe é a parte da Gramática que estuda a disposição das palavras nos períodos, bem como a relação lógica entre elas.
A Sintaxe é uma das partes da Gramática na qual são estudadas as disposições das palavras nas orações, nos períodos, bem como a relação lógica estabelecida entre elas.
Pleonasmo é o uso excessivo de palavras na transmissão de uma ideia, ocorrendo repetição e redundância....Exemplos de pleonasmo vicioso
Sobre os vícios de linguagem pode-se afirmar que, EXCETO: São alterações defeituosas das normas da língua padrão. São quando orador possui boa dicção. Tem como classificação o Barbarismos, Arcaísmo, Neologismo, Solecismo, Ambiguidade e, Cacófato. São provocadas por ignorância, descuido ou descaso por pare do falante.
Figuras de Linguagem são recursos linguísticos utilizados a fim de oferecer mais expressividade ou ênfase ao discurso. Por esse motivo, são muito utilizadas nos textos poéticos. Já os vícios de linguagem representam desvios das construções da língua, os quais interferem na expressividade da linguagem.
O gerúndio expressa uma ação que está em curso ou que ocorre simultaneamente ou, ainda, que remete a uma ideia de progressão. Sua forma nominal é derivada do radical do verbo acrescida da vogal temática e da desinência -ndo. Exemplos: comendo; partindo.
Exemplos de Cacofonia Na oração “Eu vi ela no supermercado”, a Cacofonia está no “vi ela”, que é o mesmo som da palavra “viela”. De acordo com as normas cultas do português teríamos: “Eu a vi no supermercado”. Já na oração “Beijou na boca dela”, a Cacofonia está em “boca dela”, que pode ser entendido como “cadela”.
A leitura prévia em voz alta ajuda a identificar a cacofonia. Evite expressões como: por cada (às vezes, pode-se usar só o por, sem comprometer a frase);
Barbarismo gramatical Esse tipo é caracterizado pela troca de palavras. Exemplos: "Meio" no lugar de "meia"; "Vir" no lugar de "ver".
Antítese é um recurso estilístico que contrapõe termos com sentidos opostos para destacar uma ideia no discurso.
Explicação: Antítese: Consiste na exposição de idéias opostas. Ocorre quando há uma aproximação de palavras ou expressões de sentidos opostos. ... Metáfora: Figura de linguagem em que há uma transferência do significado de uma palavra para outra, por meio de uma comparação não explícita: A paixão(...).