Mímeses é um conceito grego utilizado para definir artes como a poesia, o teatro, a pintura e a escultura e pode significar imitação.
Mimese, mímesis ou mimésis, é um termo crítico e filosófico que abarca uma variedade de significados, incluindo a imitação, representação, mímica, imitatio, a receptividade, o ato de se assemelhar, o ato de expressão e a apresentação do eu.
A palavra "mímesis" vem do grego antigo e significa "imitar". ... Na Arte grega, a mímesis significava a imitação a partir do que é real. Isto é: não a imitação no sentido de copiar, mas sim de representar a natureza da forma que ela se apresenta.
Se estética é a investigação filosófica da arte e do belo (ou de um substituto contemporâneo para o belo, como o valor estético), a característica marcante dos diálogos de Platão é a de que ele investe a mesma quantidade de tempo a ambos os tópicos, e consegue, mesmo assim, tratá-los como opostos.
A Estética é uma especialidade filosófica que visa investigar a essência da beleza e as bases da arte. Ela procura compreender as emoções, idéias e juízos que são despertados ao se observar uma obra de arte. ... Da mesma forma a Estética também se ocupa do feio, da ausência do 'belo'.
Na verdade, eles eram contraditórios no pensamento. Platão pensava que os sentidos não trariam o conhecimento. Já Aristóteles era prático e dizia que os sentidos eram a principal fonte de conhecimento empírico que temos.
Diferentemente de Platão, Aristóteles pensa a política de modo mais real. Aristóteles concebia o homem enquanto um animal político, sendo que a política estava em sua natureza. Para este, a política era uma das maneiras de analisar qual o melhor forma de administração da cidade-estado.
Platão defendia o Inatismo, nascemos como princípios racionais e ideias inatas. ... Ao contrário de Platão, Aristóteles defendia que a origem das ideias é através da observação de objetos para após a formulação da ideia dos mesmos. Para Aristóteles o único mundo é o sensível e que também é o inteligível.
Muitas das ideias de Aristóteles são um casamento entre as de Sócrates e Platão. ... A principal diferença entre Platão e Aristóteles encontra-se em suas crenças sobre o que era mais autêntico sobre a existência. Platão acreditava que a realidade última não está presente em experiências cotidianas.
socrates, nasceu em Atenas, fundou a filosofia, um dos seus primeiro estudos foi sobre a natureza da alma humana, considerado um dos mais e inteligentes, através das palavras tentava levar o conhecimento sobre as coisas do mundo e do ser humano; platão, foi um filosofo e matemático da época do período clássico da ...
Para Platão, esta verdade, através de Sócrates, não tem um objetivo meramente gramatical ou lingüístico. A tese de Platão visa à articulação entre a linguagem e o conhecimento: a linguagem é modalidade de formação ou articulação do próprio conhecimento.
1- Acredito que a maior diferença entre o pensamento de Sócrates e o de Platão consiste que enquanto aquele acreditava ser possível encontrar respostas (pelo método da maiêutica, com o uso da ironia, etc), este sabia que tal feito não seria possível, já que vivemos em um mundo imperfeito (o concreto) e a perfeição só ...
Platão foi discípulo de Sócrates e o primeiro teórico idealista. Escreveu sobre diversos temas, como amor, amizade, política, justiça, imortalidade da alma, entre outros. Platão foi discípulo de Sócrates e um dos mais importantes filósofos da Grécia Antiga.
Sócrates diz nada saber e, colocando-se no nível de seu interlocutor, dirige uma aventura dialética em busca da verdade, que está no interior de cada um. O sofista faz retórica (discurso de forma primorosa, porém vazio de conteúdo). Sócrates faz dialética (bons argumentos).
Sócrates nasceu em Atenas por volta do ano 470 a.C. e, de acordo com o romano Cícero, "fez com que a filosofia descesse dos céus para a terra" Foi o primeiro dos três grandes filósofos gregos que estabeleceram as bases do pensamento ocidental (os outros dois foram Platão e Aristóteles).
O pensamento do filósofo grego Sócrates (469-399 a.C.) marca uma reviravolta na história humana. ... A preocupação de Sócrates era levar as pessoas, por meio do autoconhecimento, à sabedoria e à prática do bem. Nessa empreitada de colocar a filosofia a serviço da formação do ser humano, Sócrates não estava sozinho.
Sócrates, Platão e Aristóteles se relacionam, pessoalmente, como professores e alunos (ou mestres e discípulos). Para lembrar basta usar a sigla SPA: Sócrates foi mestre de Platão, que estabeleceu a Academia e foi mestre de Aristóteles.
Creditado por seu discípulo Platão como o responsável por levar a filosofia em uma direção mais ética e politica, Sócrates foi um filósofo de tamanha relevância que a história dos filósofos da Grécia clássica é dividia em pré-socráticos e pós-socráticos. ...
A importância de Sócrates na filosofia se dá pelo fato de sua metodologia ensinada a cerca das teorias das coisas. ... Dessa forma, Sócrates indagava pessoas e as faziam chegar a conceitos e respostas por meio de conhecimentos que as mesmas já sabiam, com isso, tal feito fazia uso da razão humana.
Sócrates foi um importante filosofo de Atenas. ... Sócrates é considerado o pai da filosofia ocidental, não aceitava ideas préconcebidas, e as questionava para tentar chegar por meio da razão em uma verdade, e através de suas ideias e métodos de questionamentos , influenciou vários outros pensadores como: Platão.
Resposta. Sócrates foi um importante filósofo grego, seu método era dialógico: ensinava as pessoas a chegarem às suas próprias definições por meio de perguntas e respostas. A importância de Sócrates para a história da filosofia é tal que todos aqueles que vieram antes dele são chamados de pré-socráticos.
A Filosofia é muito importante para nós, embora muitos não saibam da sua importância. Ela nos ajuda desvendar os mistérios e histórias da nossa existência, e compreender o porquê e a razão fundamental para tudo o que existe. ... A partir da Filosofia surge a ciência que é o conhecimento científico por sua própria natureza.
Acusado por corrupção dos jovens e traição aos deuses; Júri para decidir quanto à condenação ou não de Sócrates; Recusa do réu por uma defesa convencional; Sócrates foi condenado à morte e aceitou a sua sentença.
Platão foi ainda o introdutor do método de diálogo em filosofia e com sua obra A República fundou a filosofia política ocidental. ... Platão foi uma dos filósofos mais conscientes do modo como a filosofia deveria ser concebida e qual deveria ser seu escopo e quais ambições poderia aspirar o filósofo.