A educação domiciliar é uma modalidade de ensino em que pais ou tutores responsáveis assumem o papel de professores dos filhos. Assim, o processo de aprendizagem dessas crianças é feito fora de uma escola. ... “O fenômeno homeschooling, ou seja, o da educação domiciliar, é realidade no Brasil.
No resto do país, o ensino domiciliar não é permitido por decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que em setembro de 2018 entendeu não haver uma lei que regulamente o ensino domiciliar no país. Embora a lei não proíba explicitamente a prática, ela também não a respalda.
No homeschooling, o processo de aprendizagem é feito fora de uma escola. A criança ou adolescente não frequenta uma instituição de ensino, seja ela pública ou particular. As aulas são lecionadas em casa pelos genitores ou por professores particulares contratados.
Como fazer homeschooling
Um dos motivos da aceitação americana ao homeschooling é a quantidade de prêmios que esses alunos ganham em concursos culturais. ... Mas para além da formação intelectual, o mais importante da educação domiciliar deve ser a busca pela formação completa da pessoa.
Como toda modalidade de ensino, o homeschooling tem vantagens e desvantagens....Desvantagens
10 princípios para educar seu filho com carinho
Tal pais, tal filhos: a importância da educação familiar. É no ambiente escolar que ocorre a continuidade dos princípios familiares. É o espaço onde a criança tem o primeiro contato para compreender a sociedade e assim adquirir seus valores e ideais.
Homeschooling, conhecido como Ensino Doméstico em português, é uma prática secular nos Estados Unidos e alguns países da Europa, no qual substitui-se o ensino formal das escolas por estudar em casa, seja da pré-escola ao ensino fundamental, seja até o ensino médio.
O ensino em todas as universidades nos Estados Unidos tem duração entre 4 à 6 anos, dependendo do curso. ... O sistema educacional nos Estados Unidos funciona de modo integral, sempre das 08:00h as 16:00h em todos os módulos até o High School e não há outro horário. O ano letivo, também é diferente do Brasil.
Resposta. na minha concepção, a educação escolar é mais automática, é uma coisa mais estudada, ensinada por professores que estudaram, para repassar para os alunos desde o maternal. já a familiar vem mais das raízes da família, ensinado pelos pais desde sempre.
A família tem a função de complementar à formação do indivíduo, pois são os responsáveis diretos. No entanto a função de educar, de fornecer à educação formal é responsabilidade da escola, ou seja, ambas são co-responsáveis pela formação cognitiva, afetiva, social e da personalidade das crianças e adolescentes.