Resumo. Enquanto indivíduos, estamos imersos em um ambiente que propicia uma base para a constituição da nossa identidade. Essa identidade torna-se, assim, fruto de um processo de socialização (BERGER; LUCKMANN, 2003). Processo este que ocorre na medida em que existe a interação social dos indivíduos na vida cotidiana.
Subestrutura da identidade social espacial que resulta do sentido de pertencer a uma categoria urbana (área, bairro, cidade), determinando a atribuição de comportamentos, va- lores e emoções comuns ao grupo que os compartilha e que vêm a ser fruto da interação simbólica entre eles.
Conceber a atividade de trabalho dos sujeitos como constituinte da sua identidade social implica reconhecer, portanto, a relação de mútua determinação entre trabalho e identidade (Coutinho, 1999) e, conseqüentemente, a constituição de uma identidade profissional, resultante, predominantemente, da vinculação do ser ...
A identidade transitória é uma identidade passageira que o indivíduo apresenta conforme sua experiência de vida e o contexto em que está inserido. A expressão "identidade transitória" é muito comum quando nos referimos à construção da identidade do adolescente.
O conceito de trabalho é geralmente entendido como a atividade humana realizada com o objetivo de produzir uma forma de obtenção de subsistência. O trabalho é definido por Karl Marx como a atividade sobre a qual o ser humano emprega sua força para produzir os meios para o seu sustento.
Considerando tudo isso, podemos afirmar que o termo identidade coletiva se refere à relação de pertencimento que uma pessoa tem em relação a um grupo. Essa identidade coletiva é tão forte que acaba se tornando parte da personalidade do indivíduo.
Resposta. Resposta: identidade coletiva é tão forte que acaba se tornando parte da personalidade do indivíduo. Por essa razão, dentro de cada um de nós habita a nossa personalidade, que faz parte da nossa essência individual, e as identidades coletivas, que se referem aos grupos dos quais fazemos parte.
Em filosofia, a questão da identidade pessoal diz respeito às condições sob as quais uma pessoa em um momento é a mesma pessoa em outro momento. Uma análise da identidade pessoal fornece um conjunto de condições necessárias e suficientes para a identidade da pessoa através do tempo.
Características da identidade pessoal As pessoas desenvolvem sua identidade pessoal e o conhecimento do seu ambiente a partir da experiência com seu próprio corpo, do contato e autorregulação de suas emoções, motivações e desejos e da elaboração mental de todas essas experiências internas.
A personalidade pode ser definida como o conjunto de características que determinam os padrões pessoais e sociais de uma pessoa, sua formação é um processo gradual, complexo e único a cada indivíduo. ... Essas fases deixarão traços que definirão a estrutura da personalidade do indivíduo.
A crise de identidade ocorre quando deixamos de nos identificar com um papel social que exercíamos até então. ... A falta de identificação (e a consequente crise de identidade) ocorre quando nos sentimos presos e limitados dentro de um papel social, ou ainda por conta de um sofrimento que aquele papel nos causou.
Como descobrir sua identidade profissional
8 Passos para construir uma identidade profissional inesquecível
O autoconhecimento profissional é essencial para o desenvolvimento da identidade. Isso porque é preciso conhecer seus próprios desejos e anseios para desenvolver metas e objetivos coerentes. Uma visão ampla e bem direcionada de si mesmo é o que se procura alcançar com esta prática.
A definição de formação profissional é mais ou menos esta: um conjunto de atividades feitas para adquirir conhecimento prático e teórico, através conhecimentos, habilidades e atitudes, responsáveis pelo bom desempenho do indivíduo em seu local de trabalho e em sua carreira como um todo.