n.f. Ação de realizar benefícios; designação do desempenho da caridade; do mesmo significado de filantropia ou humanitarismo. ...
substantivo masculino Aquele que pede esmolas ou vive de esmolas; mendicante, pedinte: mendigos pedem esmolas nos faróis. Etimologia (origem da palavra mendigo). Do latim mendicus,a, muito pobre, indigente.
O senhor Vieira sugere que, em vez do pejorativo "mendigo" ou do equivocado "morador de rua", se passe a usar "pessoa em abandono".
SubstantivoEditar
A vida dos moradores de rua é uma busca de sobrevivência diária e pela vulnerabilidade física constante e da resistência à exclusão. Enfatiza-se ainda, sobre a moradia como uma questão de direito. No entanto, a condição de habitante das ruas permite um olhar único sobre o cotidiano das grandes cidades do mundo.
Há diversas formas de ajudar pessoas que moram na rua. Doar alimentos e roupas para abrigos é uma ótima forma de ajudar. Você também pode ser voluntário em alguma organização. Informe-se sobre pessoas em situação de rua e compartilhe o que aprender com outras pessoas.
Cabe ao governo atuar com um projeto de integração desses moradores por meio de investimentos anuais nas assistências sociais dos estados como moradias, empregos e clínicas de tratamentos para os viciados.
Toda pessoa que mora na rua tem direito à vida com saúde, trabalho, educação, segurança, moradia, assistência social e lazer. Em 1948, esses direitos foram reconhecidos por vários países, na Declaração Universal de Direitos Humanos.
População em Situação de Rua — Ministério da Cidadania - Secretaria Especial do Desenvolvimento Social Carta de Serviços ao Usuário.