Canônico é algo validado, consensual, de domínio universal, único. Alguns sinônimos: reconhecido, autoritativo, aceito, sancionado, aprovado, estabelecido, ortodoxo.
A ordem canónica das frases é a ordem pela qual aparecem os constituintes básicos das frases de uma língua: sujeito, verbo, objectos. No português, a ordem básica é SVO (sujeito, verbo, objecto), como se pode ver numa frase como «O João comeu o bolo».
No contexto ficcional, o termo designa um conjunto de obras consideradas genuínas e oficiais. Isto é, refere-se ao conjunto de romances, histórias, filmes e outros considerados genuínos ou oficialmente sancionados, bem como aos eventos, personagens e cenários considerados como existentes dentro do universo ficcional.
Todo o universo expandido de Star Wars ganhou o selo Legends. Quadrinhos, livros e qualquer coisa que tenha sido feita fora do cinema se tornaram, como diz o nome, apenas lendas. E tudo o que a Disney dava autorização para desenvolver, a partir de então, se tornou cânone (ou canon).
Cânon A – Anime Cânon Devido a própria natureza de como o anime é lançado em relação ao mangá, é natural que exista muito mais conteúdo e história nele. Tudo que existe no anime e não contradiz nada que está no mangá é considerado canônico.
A tradição nos primeiros séculos da era cristã definiu os próprios critérios e regras de canonicidade de um livro:
Ela foi escrita em 2 línguas diferentes e um dialeto. O velho testamento tem a sua grande maioria escrito em hebraico, mas tem alguns textos ou livros escritos no aramaico. O novo testamento foi escrito todo em grego, apesar da língua oficial dos judeus na época ser o aramaico.
1200 a.C. – Moisés Segundo uma lenda judaica, a Torá (obra precursora da Bíblia) teria sido escrita por ele.