Resposta: Placas litosféricas é a mesma coisa que placas tectônicas, são grandes blocos na crosta terrestre,elas se movimentam sobre o manto terrestre de forma lenta e contínua, podendo aproximar-se ou se afastar umas das outras, esse movimento pode gerar desde montanhas até Tsunamis e atividades vulcânicas.
Deslizamento: Placa Antártica, Placa Africana, Placa Africana, Placa Norte-Americana e Placa Euro-Asiática.
As placas tectônicas são porções da camada externa da estrutura terrestre chamada de litosfera, onde estão localizados os continentes e oceanos. Essas placas tectônicas movem-se sobre a camada inferior mais fluida, chamada de astenosfera.
Ele é composto basicamente por magma, que nada mais é do que as rochas em estado líquido, com uma consistência um pouco pastosa, tudo por causa das altas temperaturas existentes no interior da Terra. As placas tectônicas literalmente flutuam sobre o magma.
As placas tectônicas, que formam a superfície da Terra e sobre as quais estão os continentes e oceanos, se movem em média 10 centímetros por ano. “Para ter uma ideia, é a mesma velocidade com que nossas unhas crescem”, afirma o geólogo Felipe Antonio Toledo, do Instituto Oceanográfico da USP.
As placas descobertas por Wu foram submetidas a um processo de subducção há 50 ou 60 milhões de anos, e agora são mantidos a uma profundidade de entre 440 e 660 quilômetros, na chamada zona de transição.
Quais São as placas tectônicas presentes na América do sul ?
1)Qual o resultado dos movimentos que as placas (tectônicas) realizam sobre o manto terrestre? RESPOSTA:Através desses movimentos podem se causa abalos sísmico como o terremoto, tsunamis e também o vulcanismo. ... RESPOSTA: Limites divergentes, eles que fazem o movimento de afastamento.
Resposta: Placa Sul-Americana: Essa placa encontra-se sob a América do Sul e estende-se até Dorsal Mesoatlântica. Move-se em direção às placas de Nazca e Pacífico. Faz limite ao sul com a Placa Antártica, a oeste com a Placa de Nazca, ao norte com a Placa Caribenha.
Resposta. Resposta: Esses diferentes movimentos são responsáveis por uma série de fenômenos na Terra: como a formação de montanhas, o surgimento de ilhas o alagamento de áreas, fenômenos naturais, como terremotos vulcões, distanciamento entre continentes, etc.