O que significa a sigla PEPS e UEPS? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Já as siglas PEPS e UEPS são metodologias “contábeis” de avaliação do ativo circulante (dinheiro em estoque) a fim de apurar o total do lucro de uma empresa em um determinado período, e é a abreviação de “Primeiro que Entra é o Primeiro que Sai (PEPS)“ e “Último a Entrar é o Primeiro a Sair (UEPS)”.
Como funciona PEPS e UEPS?
A UEPS segue uma metodologia inversa ao PEPS: Último Entrar, Primeiro a Sair. O cálculo do custo do estoque parte então dos últimos itens que chegaram ao depósito. Ou seja, no cálculo, o valor dos primeiros produtos do depósito é enquadrado como se fosse dos primeiros itens vendidos.
Como calcular custo método PEPS?
Elabore a contagem do estoque inicial e do atual. O método PEPS assume que os primeiros produtos serão os primeiros a serem vendidos. Suponha que você adiciona na segunda-feira 10 itens ao estoque que custam R$3 cada e outros 10 itens que custam R$4,50 cada na sexta-feira.
Quando se usa o UEPS?
No Brasil, o UEPS é válido somente para o controle interno. Para as questões fiscais a empresa deve apresentar a diferença para tributação. Essa exigência é necessária porque a contabilidade diferencia o mercado em que os produtos são comprados pela empresa daquele em que ela vende as mercadorias.
Como elaborar o cálculo do CMV pelo método PEPS?
PEPS (Primeiro que Entra é o Primeiro que Sai) – (FIFO)
PEPS (Primeiro que Entra é o Primeiro que Sai) – (FIFO)
O CMV é apurado pelo valor dos itens mais antigos;
O estoque é avaliado pelo valor das compras mais recentes.
Por que não se pode utilizar o UEPS?
O Método UEPS não é aceito pela legislação fiscal como o método de valorização dos estoques, já que tende à apuração de um lucro inferior àquele apurado, adotando-se os critérios de preço médio e PEPS.