Os sinais de pontuação são elementos próprios da modalidade escrita. Estes recursos linguísticos são importantes porque possibilitam a marcação de ritmo e melodia, visto que a língua escrita não dispõe dos efeitos da modalidade oral.
Exemplo: “D. Carolina deixou cair uma lágrima, e falou ainda, mas já com voz fraca e trêmula: — Sim, deve partir… vá… Talvez encontre aquela a quem jurou amor eterno… Ah! Senhor! Nunca lhe seja perjuro. — Se eu a encontrasse!…” (Joaquim Manuel de Macedo, A Moreninha)
Como vimos acima usar corretamente os sinais de pontuação possibilita a harmonia e fluidez textual. Estes recursos também guiam e organizam o texto, proporcionando legibilidade, clareza e coerência.
Para indicar abreviatura, usa-se um ponto. Nesse caso, como não indica conclusão de uma ideia, a informação seguinte é escrita com letra minúscula, exceto quando se trata de nome próprio.
Exemplo: “Que ótimo seria se todos tivéssemos as mesmas oportunidades!” / “Vamos à guerra!” / “Graças! Os deuses nos ouviram.”
Quando o período termina com uma abreviatura, o ponto acumula duas funções: indicá-la e finalizar a frase. Dessa forma, deve ser colocado apenas um ponto-final.
Uso de vários pontos de interrogação Em textos literários ou informais, é comum o uso de dois ou mais pontos de interrogação, para reforçar a noção de dúvida presente na frase. Esse uso, no entanto, não se aplica a textos argumentativos e escritos em norma-padrão.
O ponto de exclamação foi criado, de acordo com a teoria mais aceita, por Aristófanes de Bizâncio no século II a.C.. Segundo a história, após a sua criação não teve muito uso; mas foi reintroduzido na escrita internacional no século I a.C. pelos romanos.
Saiba aqui quais os momentos em que você deve usar o ponto de exclamação na produção de texto. O ponto de interrogação (?) é utilizado para indicar uma pergunta, enquanto a exclamação é empregada em situações de grande emoção de sentimentos. No entanto, podemos encontrar expressões em que os dois sinais são utilizados.
Se nossa frase for majoritariamente INTERROGATIVA, podemos iniciar com interrogação e acrescentar uma exclamação para indicar admiração ou surpresa. Podemos usar em frases como “O que você está fazendo aqui?!” ou simplesmente “Você por aqui?!”. Esse uso também é comum para expressar dúvida e espanto: “Quê?!”.
A descoberta seria excelente, se fosse exata; infelizmente nem esta nem as outras são exatas. A Miss Dollar do romance não é a menina romântica, nem a mulher robusta, nem a velha literata, nem a brasileira rica. Falha desta vez a proverbial perspicácia dos leitores; Miss Dollar é uma cadelinha galga. (Machado de Assis)
Exemplo: “Todo gênero literário apresenta dois planos essenciais: o plano da forma e o do conteúdo.” (CEREJA, Willian Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Os gêneros literários. Literatura Brasileira. São Paulo: Atual, 1995, p.14).
O ponto-final (ou ponto) é usado para encerrar uma frase declarativa ou imperativa. Depois dele, usa-se inicial maiúscula.
Exemplo: “Albert Sabin, médico que descobriu a vacina contra a poliomielite, acusou o governo brasileiro de mentir sobre nossas condições de saúde.”
Ou seja, ele é empregado no final de frases exclamativas que expressam emoção, surpresa, admiração, indignação, raiva, espanto, susto, exaltação, entusiasmo, dentre outros. Na matemática, o ponto de exclamação é utilizado para indicar os números fatoriais, representados por n!
Exemplo: “Lembrando de um verso de Cecília Meirelles em Romanceiro da Inconfidência: ‘Mil galerias desabam; mil homens ficam sepultos.'”
Mais esperto que os outros, acode um leitor dizendo que a heroína do romance não é nem foi inglesa, mas brasileira dos quatro costados, e que o nome de Miss Dollar quer dizer simplesmente que a rapariga é rica.
De tal modo, o ponto final é um sinal de pontuação que delimita as frases de um texto, apontando o término do discurso. Note que se as frases forem interrogativas, utilizamos o ponto de interrogação, e se forem exclamativas, o ponto de exclamação.
Portanto, para introduzi-lo nas impressões, se aplicava um período, seguido por um espaço, e depois um apóstrofo. Em 1950, o ponto de exclamação foi batizado como "Bang", e foi utilizada em diversas HQs representando, em balões de diálogo, uma arma sendo utilizada.
Usado para fazer uma pergunta Nas frases indiretas, substitui-se o ponto de interrogação pelo ponto final. Exemplo interrogativa direta - Moça, poderia me ajudar a atravessar a rua? Exemplo interrogativa indireta - Gostaria de saber quem ajudou Maria a atravessar a rua.
Quando usar ponto-final [ . ]
O ponto final é usado: No final das frases declarativas e imperativas, indicando que o período frásico está finalizado, com sentido completo....Exemplos de abreviaturas com ponto final abreviativo:
A vírgula e ponto final indicam uma pausa. Ponto final = Pausa maior, fim de uma ideia. Vírgula = Pausa menor, continuação de uma ideia.
Pontuação
As reticências são usadas nos seguintes casos:
As reticências, representada pela sequência de três pontos (...), é um sinal gráfico que sinaliza, principalmente, interrupção no discurso. ... Para esclarecer qualquer dúvida, o Toda Matéria traz explicação e exemplos de como as reticências podem ser empregadas.
De uma forma geral, as reticências indicam um pensamento que ainda não terminou ou a omissão de alguma coisa que não foi escrita. Trata-se de um sinal de pontuação que demonstra uma interrupção da frase.
Em matemática, o sinal de conclusão (∴) é um símbolo que é escrito antes de uma conclusão lógica. O símbolo consiste em três pontos formando um triângulo. Pronuncia-se Logo…, Portanto… ou Em conclusão… Geralmente, não é usado na escrita formal, mas usa-se muito na matemática e também como abreviatura.
Como digiar no Word o símbolo da maçonaria (3 pontos): Digite 2234 e em seguida aperte "Alt-x" (funciona no Windows 7). O símbolo 3 pontos em unicode (∴) aparecerá automaticamente.
Para ativar o recurso, toque no ícone do Google em cima do teclado → Ícone de "três pontinhos" → "Configurações" → "Digitação por gesto".
Assim o conjunto dos graus filosóficos deste rito, compreende cinco Ordens de Sabedoria,2 a saber: