Significado de maracá [Brasil] Chocalho indígena, usado nas cerimônias religiosas e guerreiras, que consiste numa cabaça seca e desprovida de miolo, na qual se metem pedras ou caroços.
Originando-se do tupi mbara-ká (BODIN, 1978), o maracá está presente em diver- sas manifestações culturais brasileiras, como o carimbó, e em cerimônias de religiões afro-brasileiras que receberam influências indígenas, como o candomblé de caboclo.
O chocalho propriamente dito consiste num cilindro comprido oco, geralmente de metal, com objetos no seu interior (conchinhas, missangas, sementes etc.). ... As maracas são chocalhos típicos de alguns povos ameríndios. Os chocalhos pode ser confeccionados também artesanalmente, com latas e pedras.
Desde o século XVI os chocalhos eram utilizados no Rio de Janeiro pelos índios em festas e cerimônias diversas.
Jean-Baptiste Debret
No Brasil, o adereço chegou pelas mãos dos africanos que eram trazidos como escravos. As mucamas usavam saias, blusas leves e soltas, panos e xales nas costas e turbantes nas cabeças.
Goiaba é o fruto da goiabeira, árvore da espécie Psidium guajava, da família Myrtaceae, originária da América tropical. Ocorre sobretudo no Brasil, nas Antilhas. Atualmente encontra-se bastante difundida no sudeste da Ásia.
Sua provável origem se deu em Minas Gerais ainda durante o período colonial, quando os portugueses começaram a produzir queijo em suas colônias. Sendo o queijo representado pelo Romeu e a goiabada representada pela Julieta. Alternativamente, a criação da sobremesa é atribuída aos búlgaros.
João da Mata, cozinheiro português do século 19, fala no seu livro Arte de Cozinha (1876), da "marmelada de marmelo" e indica que o marmelo poderia ser substituído por goiaba, criando assim a goiabada.
A goiabada surgiu da necessidade de conservar o fruto e foi como uma alternativa a marmelada. ... A explicação para o nome “Romeu e Julieta”, quando poderia ser “queijo com goiabada” é simples de entender: assim como o casal apaixonado, os dois ingredientes são muito diferentes, mas combinam perfeitamente.
É assim com o queijo e a goiabada, cuja combinação é popularmente conhecida como “Romeu & Julieta” – um doce fácil de fazer e muito apreciado. De origem mineira, esta mistura famosa surgiu ainda no período colonial, quando os portugueses iniciaram a produção de queijo em suas colônias.
Essa delícia surgiu no Brasil quando foi usada pelos colonos e é feita com consistência bastante firme, composta por goiaba, água e açúcar. O doce acompanha muito bem o queijo, em especial o queijo minas formando, assim, o Romeu e Julieta, tradicional sobremesa brasileira.
A goiaba é uma fruta bastante saborosa e não engorda, além de ser rica em fibras insolúveis e ajudar a espantar a sensação de fome. Possui uma grande quantidade de potássio e minerais, importantes para controlar a pressão arterial. O fósforo contido na goiaba também atua no melhoramento da memória e concentração.
Por exemplo; se juntarmos uma fatia de goiabada com 134 calorias e um pedaço de queijo com 40 g, essa porção de Romeu e Julieta vai ter, aproximadamente, 250 calorias por porção.
68 calorias
Receita de Goiabada com creme de leite, 63,56 calorias por porção - Cuidaí Receitas.
Vale sempre destacar que os cremes de leite com uma menor quantidade de gordura, são mais indicados para uma alimentação saudável, contribuindo também para o emagrecimento equilibrado e prevenindo a obesidade.
Existem 124 calorias em 1 fatia (40 g).