As cruzadas tiveram grande importância na sociedade e na economia. ... De forma geral as cruzadas fracassaram em seu objetivo,porém,elas possibilitaram que o Oriente e o Ocidente tivesse um maior contato nos costumes,hábitos.
As mudanças ocorridas devidos as cruzadas foram a reabertura do Mediterrâneo à navegação e ao comércio na Europa. O que gerou a intensificação do comércio entre o Ocidente e o Oriente, obstruída pela expansão muçulmana.
As cruzadas conseguiram restabelecer as relações europeias com o norte da África e a Ásia. Foram responsáveis pela reabertura do Mediterrâneo ao comércio internacional e pelo desenvolvimento do comércio ocidental.
Resposta. Resposta: As Cruzadas foram uma série de guerras realizadas pela Igreja Católica entre os anos de 1096 e 1272 e que tinham como objetivo declarado a reconquista da Terra Santa - Jerusalém. Ao longo de 200 anos, foram realizadas 9 Cruzadas oficiais e duas extraoficiais.
Primeira Cruzada (1096-1099): Papa Urbano II ; Boemundo de Taranto. Segunda Cruzada (1147-1149): Eugénio III e São Bernardo; Luís VII da França e Conrado III. Terceira Cruzada (1189-1192): Papa Gregório VIII. Quarta Cruzada (1202-1204): Papa Inocêncio III.
Um dos piores foi o de 1204, quando uma cruzada acabou atacando e saqueando a cidade cristã de Constantinopla, deixando cicatrizes profundas na relação entre os cristãos do Oriente e do Ocidente. Em 1212, organizou-se uma cruzada formada por adolescentes, a “Cruzada das Crianças”.
A Primeira Cruzada O objetivo era conter o avanço dos Turcos Seljúcidas — muçulmanos —, que haviam conquistado o Oriente Médio e rumavam à Constantinopla. A convocação do papa deu resultados com a formação de tropas compostas por militares e civis de diversos reinos da Europa.