Para manter a garganta saudável:
Confira a lista:
Fazer gargarejos com água morna e sal pelo menos 1 vez ao dia, para retirar todas as impurezas da garganta; Repousar a voz, evitando falar muito; Fazer um relaxamento da região do pescoço, rodando a cabeça lentamente a cabeça para todos os lados, e inclinando para o lado esquerdo, direito e também para trás.
Conversar demais, falar muito alto, gritar e até gargalhar também são atitudes agressivas para a voz. Quando gritamos, o ar é projetado em alta velocidade, o que provoca lesão pelo encontro brusco das cordas vocais. A rouquidão também pode estar relacionada com o estresse nas cordas vocais.
Causas. A rouquidão é um sinal de desgaste e significa que a sua musculatura sofreu algum dano. Quando fazemos um mal uso da voz, falando por muito tempo, gritando ou tomando coisas muito geladas/quentes ela pode ocorrer. Também existe a rouquidão emocional que ocorre em períodos de muito estresse e ansiedade.
Entre os fatores que contribuem para o aparecimento de doenças na laringe, estão o cigarro, o uso e a impostação inadequada da voz, o álcool, as alergias respiratórias, as doenças cardíacas, o refluxo e até o clima seco. Quando a rouquidão persiste por mais de 10 dias, é importante procurar um otorrinolaringologista.
Beber bebidas geladas sem respirar por 24 horas causa contração nas cordas vocais e elas perdem a função. Esse método pode ser combinado com uma bolsa de gelo em volta do pescoço para intensificar o efeito.
Para perder a voz rapidamente, aumente o calor no quarto ou na casa tanto quanto possível e mantenha essa temperatura a noite toda. Exponha-se ao ar frio e seco. Ele pode irritar a laringe e desgastar as cordas vocais, enfraquecendo a sua voz.
A mudez é muitas vezes associada à surdez, isto porque os surdos de nascença, por nunca terem ouvido, dificilmente aprenderão a falar. Uma pessoa pode nascer muda, ou adquirir a mudez mais tarde, como resultado de algum acidente ou devido à exposição a determinados produtos químicos.
A maneira mais eficiente de perder a voz é usar a laringe até não poder mais. Atividades como falar, gritar e cantar fazem as cordas vocais vibrarem suavemente; com o uso excessivo, elas inflamam e perdem a capacidade de emitir o som. Fale bastante e bem alto, dependendo de onde estiver.