EQST

O Que Ser Neurodiverso?

O que é ser Neurodiverso?

O conceito por trás do termo Neurodiversidade consiste em reconhecer e respeitar as diferenças neurológicas que fazem parte da vida de muitas pessoas, dentre elas: dispraxia, dislexia, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), autismo, síndrome de Tourette, entre outras.

O que é uma pessoa Neurotípica?

Pessoas neurotípicas (ou típicas) são aquelas que não possuem problemas de desenvolvimento neurológico. Podemos chamá-las também de não autistas. ... As pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) fazem parte do grupo de pessoas atípicas.

Quem tem síndrome de Asperger?

Espectro do Autismo Pessoas com Síndrome de Asperger possuem inteligência média ou acima da média. Eles geralmente não têm dificuldades de aprendizagem que muitas pessoas autistas têm, mas podem ter dificuldades específicas de aprendizagem.

Como conviver com pessoas com Síndrome de Asperger?

Se precisar fazer mudanças na rotina, se programe para conversar com a criança dias antes. Isso porque pessoas com Síndrome de Asperger não lidam bem com mudanças súbitas; Incentive a aprendizagem e o conhecimento de diferentes temas.

Como saber se uma pessoa tem síndrome de Asperger?

10 sinais que podem indicar síndrome de Asperger

  1. Dificuldade para se relacionar com outras pessoas. ...
  2. Dificuldade para se comunicar. ...
  3. Não compreender as regras. ...
  4. Nenhum atraso na linguagem, desenvolvimento ou inteligência. ...
  5. Necessidade de criar rotinas fixas. ...
  6. Interesses muito específicos e intensos. ...
  7. Pouca paciência. ...
  8. Descoordenação motora.

Como ser diagnosticado com síndrome de Asperger?

Uma das maneiras mais recorrentes na realização do diagnóstico é por meio de testes neuropsicológicos. Através deles, os terapeutas costumam propor algumas tarefas capazes de demonstrar a existência de alguns traços característicos da Síndrome de Asperger.

Como pensa um Asperger?

Portadores da síndrome de Asperger não têm problemas em pensar sobre como as coisas funcionam, mas têm grande dificuldade em entender como as pessoas funcionam. Os problemas de pensamento vistos na síndrome incluem: Não ter consciência dos sentimentos alheios.

Qual a diferença entre autismo e síndrome de Asperger?

A distinção entre autismo e síndrome de Asperger não é universalmente aceita. O quadro de autismo e síndrome de Asperger tem similaridades nos quesitos de diagnóstico. A diferença está apenas em que na síndrome de Asperger a memória é privilegiada e os aspectos cognitivos e da Linguagem não apresentam atraso.

Quais são as causas da síndrome de Asperger?

A causa exata da Síndrome de Asperger, assim como do Transtorno do Espectro do Autismo, ainda não é conhecida. Os cientistas, por outro lado, acreditam que uma anormalidade no cérebro das crianças portadoras seja a causa mais provável.

Qual a diferença de autismo clássico para autismo de alto desempenho?

O autismo leve é um quadro onde a criança tem menos prejuízos sociais e cognitivos. No autismo de alto funcionamento, geralmente, ela apresenta alta habilidade em alguma área, mas tem prejuízos significativos em outras.

O que é autismo de alto desempenho?

O Autismo de Alta Funcionalidade, ou Autismo Altamente Funcional, ou Autismo de Alto Desempenho, AAF, é um Transtorno do Espectro Autista (TEA) e aplica-se a indivíduos com maior "funcionalidade" ou "capacidade" em relação a outras pessoas autistas, por uma ou mais métricas (não possuem QI menor do que 70), e por ...

Quais graus de autismo?

Segundo o DSM-V, o grau de autismo é medido pela gravidade do comprometimento. A maioria das pessoas com TEA têm algum nível de deficiência intelectual e o grau varia de leve(nível 1) à severo(nível 3), passando pelo moderado(nível 2).

Como se referir a uma pessoa com autismo?

Longe de ser um simples capricho nosso, usar o termo correto para se referir à condição de nossos filhos significa empatia e respeito para com eles. Portanto, o termo correto é Transtorno do Espectro Autista.

É correto falar portador de autismo?

Autismo: use autista, pessoa com autismo. Não use o termo autista fora do contexto, como referência a alienação. Pessoa normal: o correto é dizer pessoa sem deficiência, pessoa não deficiente.

Quais os direitos de uma pessoa com autismo?

São direitos da pessoa com autismo a vida digna, a integridade física e moral, o lazer, a cultura, o livre desenvolvimento da personalidade, o acesso a serviços de saúde e a informações que auxiliem no diagnóstico e no tratamento, assim como o acesso à educação e ao ensino profissionalizante, à moradia, à previdência ...

Quais são os tratamentos para o autismo?

Não há cura para o autismo. Remédios para lidar com ele só são prescritos na presença de agressividade e de outras doenças paralelas, como depressão. O tratamento deve ser multidisciplinar, englobando médicos, fonoaudiólogos, físioterapeutas, psicólogos e pedagogos.

Como é uma crise de autismo?

O que é crise (no autismo)? Diferentemente da birra, a crise não é proposital e muito menos uma estratégia para se conseguir algo; mas a resposta de um limite que fora extrapolado; de uma irritação extrema.