O selamento biológico é definido como base de sulcos ou fossas que apresentam-se com uma massa amorfa de material com pouca bactéria e com mineralização progressiva (GALIL; GWINNETT, 1975).
Selantes resinosos são substâncias que apresentam capacidade de escoar nas cicatrículas e fissuras, penetrando nas microporosidades do esmalte previamente condicionado, formando projeções de resina conhecidas como tags.
Os dentistas tipicamente recomendam selantes como uma maneira de proteger os dentes das bactérias que contribuem para a formação de cárie dentária. Na maioria das vezes, o selante é aplicado logo após a erupção do dente, normalmente entre seis e doze anos.
A cárie é uma doença multifatorial causada pela bactéria Streptococus mutans que provoca a desmineralização dos dentes, enquanto que o sulco pigmentado (selamento biológico) é a remineralização do dente.
Escovar os dentes duas vezes ao dia com um creme dental que protege o esmalte, com uma fórmula com flúor, marcar consultas regulares com o dentista e dar alimentos saudáveis que não contêm grandes quantidades de açúcar são três estratégias fáceis que os pais podem usar para diminuir o risco dos seus filhos ...
"O responsável pode guardar em algum potinho com soro fisiológico, leite ou até mesmo com saliva da criança e levar até o Odontopediatra", indica a dentista. Muitas vezes o dentista pode reposicionar o fragmento no dente e fazer ajuste com resina.
O canal em dente de leite pode ser recomendado para crianças que apresentam cáries profundas (quando a doença atinge a polpa do dente) ou cuja estrutura dos dentes esteja comprometida devido a impactos ou queda.