O que Scrates queria provar para Fedro? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
SÓCRATES: – Imagina que eu procuro persuadir-te a comprar um cavalo para defender-te dos inimigos, mas nenhum de nós sabe o que seja um cavalo; eu, porém, descobri por acaso uma coisa: “Para Fedro, o cavalo é o animal doméstico que tem as orelhas mais compri - das”...
O que é amor para Fedro?
Para Fedro, o Amor, ao tornar-nos corajosos, é fonte de heroísmo e inspiração da moral. Afortunados são os que amam e são correspondidos. E amar, é ainda mais divino que ser amado.
Quais os dois discursos de Fedro sobre o amor?
No Fedro, o amor é explorado através dos discursos de Lísias e Sócrates, sendo discutido o aspecto paradoxal do eros, que tanto pode oferecer bem aventuranças aos amantes, quanto pode desgraçá-los. O diálogo também expõe o uso da linguagem aliada à verdade e a sabedoria como uma das formas de amor.
Qual nome do filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga em sua obra Fredo ele elogia o método dialético que busca a verdade por meio do diálogo *?
Fedro - obra de Platão - Filosofia - InfoEscola.
O que defende o sofista Lísias acerca do amor?
A tese central de Lísias é construída a partir da apresentação das debilidades (manía) do estado do amante apaixonado, assim como os dissabores de uma relação amorosa. O primeiro argumento do logógrafo é fundamentado na expo- sição do amor como um estado passageiro, movido pelo desejo.
Qual é o centro da discussão no diálogo entre Sócrates e Fedro?
Por meio do diálogo entre Sócrates e Fedro, Platão aponta a investigação filosófica como a busca por excelência do verdadeiro cultivo da alma, em contraposição ao fazer retórico.
Como Aristófanes define o amor?
O amor de Aristófanes é o “desejo e a procura do todo”, a procura da unidade. É o amor além da união sexual, um amor de alma, um amor que não admite distâncias, que quer ficar junto, pela vida fora.
Qual o conceito de amor Eros para os filósofos Agatão e Fedro?
Fedro afirma que Eros é um grande deus primitivo. ... O cirurgião divino costura na frente de cada um o sexo. Dessa divisão nasce o desejo de cada ser humano completar-se no outro. Agatão mostra que Eros é o mais feliz dos deuses, sempre jovem e belo, justo, corajoso, sábio.
O que significa no Fedro?
Fedro (em grego: Φαῖδρος), escrito por Platão, é um diálogo entre o protagonista principal de Platão, Sócrates, e Fedro, um interlocutor em diversos diálogos.
Qual a importância do discurso para Platão descrito em sua obra Fedro?
Foi no diálogo Fedro que Platão tratou da retórica para elevá-la à condição de arte do justo e é nele que o discurso pode ser visto como obra, desde que o orador seja aquinhoado com a graça da nobreza e da beleza, como percebera Sócrates, que delas necessitou antes do melhor anúncio.
Que referência Platão faz a respeito do amor e da ignorância?
Porque a sabedoria diz respeito às coisas mais belas e Amor é o amor do belo; de modo que a necessidade de Amor tem que ser amiga da sabedoria e, como tal, deve situar-se entre o sábio e o ignorante. ... Você supôs, a julgar por suas próprias palavras, que Amor fosse o amado e não o amante.