A OMS define saúde mental como "um estado de bem-estar no qual um indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com os estresses cotidianos, pode trabalhar produtivamente e é capaz de contribuir para sua comunidade"(10-11).
Transtornos Mentais como a ansiedade, depressão, distúrbios alimentares, dependência química, demência e esquizofrenia, podem afetar qualquer pessoa em qualquer época da sua vida. Na realidade, elas podem causar mais sofrimento e incapacidade que diversos problemas de saúde.
Você toma os cuidados básicos para ter boa saúde?
A relação entre a prática de exercícios físicos e a manutenção da saúde mental já é um consenso entre os profissionais de saúde. Novos estudos apontam que a atividade física regular diminui os riscos de depressão e reduz a perda cognitiva em pacientes com mal de Alzheimer, por exemplo.
Mas a ansiedade afeta o nosso corpo, mente e desempenho de várias formas: Sintomas emocionais: tristeza, nervosismo, irritabilidade, Sintomas fisiológicos: coração acelerado, sensação de formigamento, falta de ar, sudorese, tontura, dor de cabeça, dores musculares, insônia.
O acesso e excesso de informação cresce de forma exponencial, juntamente com os casos de ansiedade e depressão. Por isso é importante filtrar as informações que chegam até você. Ficar conectado de mais, assistir muito ao jornal ou ficar tempo demais nas redes sociais são hábitos que prejudicam a sua saúde mental.
Importante liberar sua mente e preocupações, ou seja, não deixe que pensamentos negativos ou emoções tóxicas contaminem sua alimentação e seu momento de lazer e prazer. Se estiver com a família, olha aí, outra oportunidade de reforçar os vínculos afetivos! Atividade espiritual: reserve um tempo para sua meditação.
Cuidar do corpo e da mente: veja 4 passos para levar uma vida saudável e equilibrada
Ansiedade em excesso atrapalha o trabalho Prazos curtos para cumprimento de tarefas, cobranças para atingir metas, competitividade entre os colegas e vontade e necessidade de atingir cargos com melhores remunerações são apenas alguns e podem se juntar ao estresse e a outros problemas pessoais.
A vida diária torna-se um constante estado de preocupação, medo e pânico. Eventualmente, a ansiedade domina o pensamento da pessoa, interferindo no funcionamento diário, incluindo o trabalho, a escola, as atividades sociais e os relacionamentos.
Sensação de fraqueza ou cansaço A ansiedade não causa a fraqueza muscular em si, mas, sim, promove constante sensação de cansaço ou enfraquecimento dos membros. Esta é intensificada durante uma crise ou ataque de ansiedade.