6 estratégias para se defender de um ataque de cachorro
Tente relacioná-lo, de vez em quando, com cachorros tranquilos, utilizando sempre uma coleira e a focinheira. Não deve forçá-lo e perante uma situação estressante, o melhor é ir embora rapidamente; Nunca incentive um comportamento negativo; Tente fazer com que ele preste atenção durante o passeio.
Contudo, não é apenas na relação mãe-filhote que os cães lambem uns aos outros. Portanto, quando um cachorro adulto lambe outro, ele está tentando comunicar respeito a um membro da matilha que considera superior ou perigoso.
Os motivos podem ser vários: disputa por comida, pela atenção do dono, por brinquedos, território ou até mesmo por estresse. Sabendo a causa das brigas, fica mais fácil modificar o ambiente e diminuir as chances de novos confrontos.
Cinco dicas para ajudar na reconciliação de cães que brigaram
Como ensinar o pet a não morder
Veja o que fazer durante uma briga de cães:
Isso ocorre porque elementos em movimento geram uma resposta instintiva à perseguição em seu amiguinho peludo. Por esse motivo, o movimento de seus pés ao caminhar desperta seu instinto e seu desejo incontrolável de brincar, assim como acontece quando ele vê uma bola quicar.
A primeira coisa que deve fazer é consultar um veterinário para realizar um exame minucioso para descartar parasitas, pulgas, carrapatos e infecções, que possam estar causando coceira e, por isso, ter vontade de morder as patas. Depois deste descarte, deverá fazer testes de alergia.
Para amenizar esse problema você pode aplicar gel 100% Aloe Vera nas patas, ou ainda usar shampoos específicos para tratamentos de alergias.
Na verdade, se você já o chamou 200 vezes e em nenhuma delas ele levantou, você pode acabar até aumentando o tom de voz ou se estressando, o que faz com que ele não levante MESMO. Então desencane, vá fazer outra coisa e só volte a chamá-lo depois de um bom tempo. E nas próximas vezes repita o pedido apenas uma vez.
Para saber que o seu cachorro te respeita, existem 3 sinais básicos: A linguagem corporal do seu pet próximo a você. Se ele está relaxado e feliz, pode saber que gosta da sua companhia a sente segurança ao seu lado. Este é um claro sinal de respeito.
Os narizes dos cachorros possuem células olfativas com características impressionantes: a capacidade de cheirar com suas narinas de forma independente. Assim, os cães podem perceber com mais clareza de onde vêm os cheiros: se do lado esquerdo ou do direito. Funciona, mais ou menos, como nossos ouvidos.
Não é possível medir a distância do faro propriamente dito, já que o fato de um cão conseguir farejar ou não um odor depende muito de sua concentração. De qualquer forma, alguns dados mostram a aguçada percepção de tal sentido nestes animais.